As chuvas intensas registradas em Passo Fundo causaram estragos em diversos pontos da cidade e do interior. Para auxiliar as famílias atingidas, o prefeito Pedro Almeida reuniu, neste domingo (29), a Defesa Civil do Município, Corpo de Bombeiros e secretarias envolvidas para determinar uma série de ações.
Por enquanto, de acordo com a Defesa Civil, não há gravidade informada. Nos locais onde ocorreram alagamentos, o órgão recebe o auxílio da Secretaria de Cidadania e Assistência Social para verificar as necessidades dos moradores e auxiliar com cobertores e alimentos. Esforços são concentrados nos bairros Santa Maria e Vila Nova, que foram as regiões mais afetadas.
O prefeito demonstrou preocupação com as famílias que estão em áreas de maior risco e determinou que equipes da Prefeitura se dirijam aos locais, junto com a Defesa Civil, para orientar as pessoas e prestar a assistência necessária. "Mesmo que casos graves não tenham sido notificados, o Município está mobilizado para dar suporte às famílias que precisam de ajuda e que tiveram as suas casas danificadas", enfatizou.
A Defesa Civil informa que os moradores que precisarem de lonas podem fazer a retirada do material no Quartel do Corpo de Bombeiros, nos fundos do Colégio Notre Dame.
Uma força-tarefa será formada pelas Secretarias de Obras e de Agricultura para recuperar as estradas do interior, principalmente, nos locais onde passa o transporte escolar. A ponte de São Miguel, na estrada que vai a Pulador, teve o acesso interrompido devido ao grande fluxo de água.
Desde a semana passada, com a previsão de que haveria grande volume de chuvas, a Defesa Civil vem fazendo um trabalho preventivo. Entre as medidas, está o isolamento de locais com riscos, como um barranco no bairro Vera Cruz e outro ponto no Sétimo Céu, no bairro Petrópolis, onde foram colocadas contenções para evitar deslizamentos.
Em caso de emergências, a Defesa Civil pode ser contatada pelo telefone 153.