Após dois anos sem atividades devido às restrições impostas pela pandemia, o encontro Relendo Passo Fundo já tem uma nova data para ocorrer: será no sábado, dia 11 de junho, a partir das 8h. A 9ª edição do evento passará por 15 edifícios históricos da cidade. A saída será da Avenida Brasil, em frente ao prédio do Instituto Educacional Metodista de Passo Fundo.
Desenvolvido pelo projeto de extensão VivA!Emau - Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Passo Fundo (UPF), nesta edição, o encontro de educação patrimonial é preparado a partir da pesquisa institucionalizada 'Relendo Passo Fundo', que se tornará um livro, conforme explica a coordenadora do projeto, professora Dra. Carla Portal. “Quem vai apresentar os prédios são os autores e colaboradores da publicação. Para o evento, destacamos alguns dos edifícios que farão parte do livro e que estivessem dentro de um percurso lógico. No total, a publicação vai discorrer sobre 60 obras e o percurso falará sobre 15 delas”, afirma.
O Relendo busca o resgaste de memórias e a construção de significados por meio de percursos urbanos guiados na cidade de Passo Fundo, segundo lembrou a assessoria de imprensa da UPF. “O evento tem pretensão de promover a valorização dos espaços de significação histórica e arquitetônica, a compreensão das relações que se estabelecem a partir dos mesmos e a importância da preservação desses espaços”, destaca a professora.