Ao inserir pessoas de baixa renda acompanhadas pelo Programa Apoiar e Comprometer do Município ao Mutirão de Limpeza nos Bairros, oportunidades de trabalho e qualificação profissional são criadas em Passo Fundo.
Na manhã desta terça-feira (14), o prefeito, Pedro Almeida, realizou um café da manhã com os trabalhadores. “Só temos a agradecer o trabalho e a dedicação de cada um. Parabéns a vocês pela escolha de estarem trabalhando. Tenho certeza de que esse trabalho no Mutirão é a porta de entrada para outras oportunidades”, disse.
O momento também foi de entrega dos novos uniformes e de um anúncio que vai melhorar o dia a dia das equipes. “A entrega dos uniformes era um compromisso nosso. Além disso, queremos contar que estamos comprando um micro-ônibus específico para o Mutirão andar pela cidade e os trabalhadores terem mais conforto”, mencionou.
Gilberto Scapini, de 61 anos, está há quase dois anos no mutirão. Ele ficou feliz com os anúncios. “O uniforme é muito importante pra nós. Nos identifica e ajuda a economizar com as roupas”, afirmou, comentando que tem a perspectiva de seguir trabalhando e alcançar outra função.
O novo uniforme inclui jalecos, camisetas, botas, calças e bonés com a logomarca do programa, segundo informações da assessoria de imprensa da PMPF. O secretário de Serviços e Transportes Gerais, Alexandre de Mello, pontua a importância dos investimentos do Município. “Somente neste ano, o mutirão atendeu mais de 170 pontos da cidade, o que demonstra a importância desses trabalhadores para a cidade. As aquisições da Prefeitura trazem mais qualidade na prestação do serviço, além de mais segurança para as pessoas que atuam no programa”, destaca.
Hoje, fazem parte do Mutirão de Limpeza nos Bairros 31 colaboradores, divididos em duas equipes. Todo o trabalho segue um cronograma atento a toda cidade.
Criando possibilidades
A secretária-adjunta de Cidadania e Assistência Social, Elenir Chapuis, reitera as possibilidades estabelecidas pelo programa aos trabalhadores, enfatizando que ele é o primeiro passo no trajeto da cidadania. “Esse programa insere pessoas em vulnerabilidade, baixa escolaridade e dificuldades de inserção no mercado de trabalho. As pessoas são inseridas, adquirem o sentimento de pertencimento e começam a desenvolver habilidades, trabalhar em equipe, se profissionalizar para, posteriormente, entrarem no mercado de trabalho formal.
Os trabalhadores incluídos no mutirão são remunerados e acompanhados pelo Programa Apoiar e Comprometer, que foi instituído em Passo Fundo pela Lei nº 5009/2013. São beneficiárias famílias com renda familiar per capita não superior a um quarto do salário mínimo e que possuem sob sua responsabilidade crianças e adolescentes.
Os beneficiários participam de programas de alfabetização, bem como de programas educacionais recomendados a Jovens e Adultos (EJA), visando a conclusão dos ensinos fundamental e médio. Também realizam oficinas, cursos e atividades profissionalizantes com foco na inserção no mercado de trabalho formal.