Gol retoma as operações no Lauro Kortz nesta sexta-feira

Depois de 523 dias, um Boeing da empresa volta ao céu de Passo Fundo

Por
· 1 min de leitura
PR-GEC: o Boeing escalado para o voo de sexta-feira - Foto-TLBorges/JetPhotosPR-GEC: o Boeing escalado para o voo de sexta-feira - Foto-TLBorges/JetPhotos
PR-GEC: o Boeing escalado para o voo de sexta-feira - Foto-TLBorges/JetPhotos
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A sexta-feira, 17, marca o retorno das operações da Gol Linhas Aéreas em Passo Fundo. A última operação da empresa no Aeroporto Lauro Kortz foi em 10 de janeiro de 2021. No dia seguinte, a pista foi fechada para obras de melhorias e, após sucessivos entraves, só foi reaberta em 30 de março de 2022 para a aviação geral. Havia restrições para jatos e, ainda, persiste a proibição de operações noturnas, menos para aeronaves militares ou exceções pontuais, como foi aberta ao cantor Gusttavo Lima. Em 25 de abril, a Azul reiniciou voos entre Passo Fundo e Campinas com o turboélice ATR-72. Agora, conforme anunciamos desde 13 de abril, a Gol retorna a Passo Fundo neste 17 de junho na ligação entre Passo Fundo e Guarulhos, em São Paulo.

O avião

Nesta sexta-feira, um pouco antes das 11h20, o Comandante Rafael Quental chamará a rádio Passo Fundo (Aeroporto Lauro Kortz) com o callsign Gol 1940. Do solo, receberá informações sobre as condições meteorológicas do momento e orientações para tráfego e pouso. Se não houver alterações na escala, o Comandante Rafael e sua tripulação estarão a bordo do Boeing-737-700, prefixo PR-GEC. O modelo é o mesmo que era utilizado pela Gol nos voos para Passo Fundo antes da interrupção da malha. O Boeing 737-700 comporta 138 passageiros.

Frequência

Inicialmente, os voos da Gol em Passo Fundo estarão limitados devido às restrições de horários. No mês de junho, serão quatro voos semanais (terças, quintas, sextas e sábados), partindo de Guarulhos às 09h45 com chegada em Passo Fundo às 11h20. No sentido inverso, decola às 12h10 e chega em São Paulo às 13h50. Já a partir de 1º de julho, serão cinco voos semanais (segunda, terça, quinta, sexta e sábado) nos mesmos horários. A expectativa é ampliar para voos diários e mais uma frequência, mas, ainda, dependendo das condições operacionais como a liberação para voos noturnos.

Novo terminal

Mesmo depois de badalada inauguração, o novo TPS – terminal de passageiros, do Lauro Kortz ainda não está em condições para entrar em operações. Faltam esteiras de bagagem, equipamentos de Raio-X, balcões de check-in etc. Assim, embarques e desembarques prosseguem no antigo terminal. A Gol havia programado uma operação com o Boeing 737-800 com capacidade para 186 passageiros. Porém, sem o novo pátio de aeronaves (mais resistente), a vinda excepcional do 800 foi retirada do sistema da empresa. 

Gostou? Compartilhe