Avião da Gol não consegue pousar em Passo Fundo

Voo teve que alternar para Florianópolis, voltou, não pousou e depois seguiu para São Paulo

Por
· 1 min de leitura
Neblina causou problemas no Lauro Kortz - Foto-Aldrian Ramires-Especial-ON Neblina causou problemas no Lauro Kortz - Foto-Aldrian Ramires-Especial-ON
Neblina causou problemas no Lauro Kortz - Foto-Aldrian Ramires-Especial-ON
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Aeroporto com a mesma altitude, o mesmo vento e os mesmos cancelamentos. Assim, seguem as operações no Aeroporto Lauro Kortz em Passo Fundo, que passou longo período fechado para obras de “melhorias”. E não foi diferente para o tão aguardado retorno da Gol ao aeroporto, nesta sexta-feira 17 de junho. O Boeing 737-700, prefixo PR-GEC, iniciou o voo 1940 em Guarulhos às 09h45 com 48 passageiros a bordo. Porém, enfrentou problemas para pousar no Lauro Kortz. O pouso estava previsto para às 11h20, e retomaria as operações da Gol Linhas Aéreas em Passo Fundo, suspensas desde 10 de janeiro de 2021. Neblina, baixo teto operacional e pouca visibilidade horizontal impediram o pouso. A primeira tentativa para pousar foi pela cabeceira 09 (lado da cidade), em seguida, fez aproximação na oposta, a 27 (lado da Efrica). Ainda tentou novas aproximações antes de alternar para Florianópolis.

Nova tentativa

Os passageiros que seguiriam para São Paulo permaneceram na sala de embarque. Às 15h29 o avião decolou do Aeroporto Hercílio Luz e retornou ao Lauro Kortz, onde as condições tinham melhorado. Por volta das 16h20 tentou pousar na cabeceira 27. Porém, a neblina aumentou sobre Passo Fundo e não foi possível. Então, o Boeing seguiu para uma área sobre Santo Antônio do Capinzal, onde ficou voando em retângulo até às 17 horas. Depois, iniciou procedimento de subida e seguiu para São Paulo.

Voos noturnos liberados

Conforme informamos ontem, 16, gradativamente, diminuem as restrições legais para as operações no Aeroporto Lauro Kortz em Passo Fundo. Após a reabertura da pista, que permaneceu interditada de 11 janeiro de 2021 a 30 de março de 2022, havia restrições para operações de jatos e pousos e decolagens noturnos. Os jatos foram liberados e, nesta sexta-feira, 17, foi publicado o NOTAM E1684/22, retirando a proibição de operações noturnas e permitindo esses voos mediante coordenação prévia com o Operador do Aeródromo, a Infraero. Assim, a partir de agora, finalmente serão possíveis pousos e decolagens à noite no Lauro Kortz.

 

Gostou? Compartilhe