Voos noturnos são permitidos no Lauro Kortz sob coordenação com a Infraero

Gol retornou a Passo Fundo na manhã de sábado

Por
· 2 min de leitura
 Neblina impediu o pouso na sexta-feira (Foto – Arquivo Pessoal) Neblina impediu o pouso na sexta-feira (Foto – Arquivo Pessoal)
Neblina impediu o pouso na sexta-feira (Foto – Arquivo Pessoal)
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Sábado, 18, depois de 524 dias, um Boeing da Gol Linhas Aéreas retornou ao céu de Passo Fundo. A retomada das operações estava programada para a sexta-feira, 17, mas a neblina, velha conhecida do Lauro Kortz, entrou em cena por duas vezes. O Boeing 737-700, prefixo PR-GEC, iniciou o voo 1940 em Guarulhos às 09h45 com 48 passageiros a bordo. Porém, o baixo teto operacional e a pouca visibilidade horizontal impediram o pouso. Foram duas tentativas, uma pela cabeceira 09 (lado da cidade), em seguida, na oposta, a 27 (lado da Efrica). Após ensaiar nova aproximação, a decisão foi alternar para Florianópolis. Os passageiros que seguiriam para São Paulo permaneceram na sala de embarque. O novo boletim METAR indicava melhores condições, um voo da Azul pousou e decolou, enquanto o avião da Gol retornava de Floripa. Por volta das 16h20 tentou pousar na cabeceira 27. Porém, a neblina aumentou e não foi possível. Depois de um tempo de espera voando em retângulo sobre Santo Antônio do Capinzal, às 17 horas seguiu para São Paulo.


Sábado

O sábado ensolarado realçou as cores laranja e prata do Boeing 737-700, prefixo PR-GOR. Desta vez não havia neblina e nem as adversidades do vento para atrapalhar a operação. Então, às 11h26 a aeronave tocou a pista do Aeroporto Lauro Kortz. A última operação da empresa aqui foi em 10 de janeiro de 2021. No dia seguinte, a pista foi fechada para obras de melhorias e, após sucessivos entraves, só foi reaberta em 30 de março para a aviação geral, mas, ainda, com restrições para jatos. Este mês, a Gol terá quatro voos semanais (terças, quintas, sextas e sábados), partindo de Guarulhos às 09h45 com chegada em Passo Fundo às 11h20. No sentido inverso, decola às 12h10 e chega em São Paulo às 13h50. A partir de julho também terá voos às segundas-feiras. Ainda sem contar com o novo pátio, mais resistente, as operações ficam limitadas ao antigo terminal. O novo, mesmo com propalada inauguração, ainda não está equipado para embarques e desembarques. Assim, a Gol manterá nas frequências para Passo Fundo apenas o Boeing 737-700 que comporta 138 passageiros. 


Voos noturnos liberados

Lenta e gradativamente, diminuem as restrições legais para as operações no Aeroporto Lauro Kortz em Passo Fundo. Após a reabertura da pista, estavam proibidas as operações de jatos e pousos e decolagens noturnos, menos para aeronaves militares ou exceções pontuais, como a que foi aberta ao cantor Gusttavo Lima. Os jatos foram liberados e, na sexta-feira, 17, foi publicado o NOTAM E1684/22, retirando a proibição de operações noturnas. A mesma nota inclui uma restrição mais amena que permite esses voos à noite “mediante coordenação prévia com o operador do aeródromo”, neste caso a Infraero. Assim, a partir de agora, finalmente serão possíveis pousos e decolagens à noite no Lauro Kortz.

Gostou? Compartilhe