Considerada uma das maiores instituições de saúde do sul do país, o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) comemora 104 anos nesta sexta-feira (24). Nesses anos, a Instituição registrou milhares de nascimentos, exames, cirurgias e tratamentos, atendendo uma população de mais de dois milhões de habitantes, provenientes da macrorregião norte e missioneira do Rio Grande do Sul, e do oeste de Santa Catarina.
Estrutura
Ao todo, o HSVP possui 700 leitos de internação, 22 salas de cirurgia e 64 consultórios. Atualmente, a Instituição possui um corpo clínico com mais de 870 médicos e 3.768 colaboradores. Em 2021, considerando-se os efeitos da pandemia da Covid-19, mais de 185 mil pessoas, de 484 municípios do Estado do Rio Grande do Sul e de outros estados do Brasil, utilizaram os serviços de média e alta complexidade do HSVP. Nesse mesmo ano, foram registrados quase 1 milhão de atendimentos ambulatoriais, 1.574.657 exames laboratoriais e de imagem, 25.116 cirurgias e 2.528 nascimentos.
Só em Passo Fundo, mensalmente, são injetados mais de R$ 20 milhões na economia local por meio do Hospital. Além de serem mantidos convênios com Instituições de Ensino Superior para a formação de médicos e multiprofissionais.
Reflexos da pandemia
Conforme destacou o presidente do HSVP, José Miguel Rodrigues da Silva, durante a pandemia da Covid-19, o Hospital precisou se reinventar para atender às novas demandas, criando o Comitê de Crise e espaços exclusivos para o diagnóstico e internação dos doentes. “Neste período pós-pandemia, estamos enfrentando altos preços e a falta de medicamentos e insumos junto aos fornecedores”, acrescentou sobre o momento vivido agora. Além disso, tem-se observado por parte do Hospital uma diminuição na gravidade dos casos e no número de pacientes que necessitam de leitos UTI, visto que muitas pessoas estão com o esquema vacinal completo e outras vão receber novos reforços do imunizante. “Tem sido uma luta árdua que parece estar chegando ao fim”, disse.
Novos investimentos
Apesar do momento delicado, José Miguel reitera que investimentos seguem sendo realizados, como na Unidades Teixeira Soares e Uruguai do HSVP. Mais recentemente, a cirurgia robótica de segunda geração em procedimentos ortopédicos foi implantada no Hospital e foram inaugurados o novo Ambulatório de Especialidades e um Ambulatório específico para o atendimento da população indígena. Em breve, também será entregue a obra de uma unidade exclusiva para Internação Oncológica Infantojuvenil.
*Com informações de Assessoria de Comunicação do Hospital São Vicente de Paulo