Problema de alagamento no IGP de Passo Fundo é recorrente, diz coordenador

Após chuvas da última terça-feira, Posto de Identificação ficou alagado e teve o serviço suspenso por dois dias

Por
· 3 min de leitura
Prédio pertencia ao IPE antes da instalação do IGP no local. (Foto: Alessandra Hoppen)Prédio pertencia ao IPE antes da instalação do IGP no local. (Foto: Alessandra Hoppen)
Prédio pertencia ao IPE antes da instalação do IGP no local. (Foto: Alessandra Hoppen)
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Com as fortes chuvas que atingiram Passo Fundo na última terça-feira (21), o Posto de Identificação do Instituto Geral de Perícias (IGP) de Passo Fundo ficou alagado e teve suas atividades suspensas até a quarta-feira (22), retornando na quinta-feira (23). O alagamento, segundo o coordenador regional do IGP, Ricardo Durks, é recorrente e atinge o atendimento ao público de cerca de 20 municípios da região.


Problemas com a chuva

Desde a instalação do IGP na Avenida General Neto, problemas com a chuva são enfrentados no Posto de Identificação pelo prédio ser muito antigo e não possuir uma laje, segundo o coordenador regional do IGP. “Toda vez que dá uma chuva muito forte, como o prédio não tem laje, a calha acaba não dando conta e assim entra água para dentro do nosso prédio”, esclareceu Ricardo. Apesar de precisar de reformas, a coordenação do Instituto encontra dificuldades para realizá-las. “Esse é um prédio muito antigo e cerca de três anos atrás ele ainda era administrado pelo IPE. Agora ele passou a ser patrimônio do Estado e assim ele tem a dificuldade em receber reformas pela burocracia toda que tem para isso”, acrescentou.

Em média, 50 atendimentos são realizados diariamente no Posto de Identificação do IGP, responsável pela emissão da Carteira de Identidade à população de Passo Fundo e região. Junto ao local, também está instalado o escritório da sede do Posto de Criminalística. Quando as chuvas atingiram Passo Fundo, na terça-feira durante a manhã, o posto estava em funcionamento e realizando atendimento. “Nós estávamos começando o atendimento quando começou a chuva mais forte, tanto que quem fez as filmagens foi o próprio público que estava lá”, comentou o coordenador, fazendo referência aos vídeos que circularam nas redes sociais durante a terça-feira.

Nas imagens, o teto da sede do Instituto estava cedido e torrentes de água caiam, alagando toda a recepção do Posto de Identificação. Sem condições de atender ao público, todos os agendamentos foram cancelados e o local foi fechado durante toda a terça e quarta-feira. “Motivo: chuva forte, impossibilitando o atendimento. Os agendamentos deverão ser remarcados”, declarava o informe posto em frente ao prédio. Durante a quarta-feira, com a permanência da chuva na parte da manhã, os funcionários trabalharam na limpeza e secagem do local.


Passo Fundo e região prejudicadas 

O maior prejuízo, lembra Ricardo, acaba sendo não poder atender o público. “O trabalho é o pior, prejudica a população. Temos que fazer remarcação, ajustar agenda para conseguir fazer o atendimento. O maior problema é o atendimento ao público”, disse, destacando que isso acaba refletindo em quem se desloca para o município para fazer o seu RG. “A maior parte da população atendida é aqui de Passo Fundo, mas também atendemos 20 municípios que acabam vindo para cá e é complicado, porque a gente nunca sabe quando [a chuva] vai acontecer”, lamentou o coordenador regional do IGP, acrescentando que, eventualmente, aparelhos eletrônicos acabam queimando e prejudicando também o trabalho dos funcionários.


Reformas em andamento

Somada a infiltração quando chuvas muito fortes ocorrem, questões relacionadas ao acesso ao prédio, que só possui uma escada para a entrada do público, são reformas que a coordenadoria aponta como necessárias. Além da própria aparência do local, incluindo melhorias no foro e a pintura interna e externa do prédio. “Mas como envolve valores maiores, isso foge da alçada aqui da coordenadoria”, esclareceu Ricardo Durks. Nesse sentido, ele explica que neste momento está em andamento um processo na Secretaria de Obras e Habitação do Estado para realizar a reforma de todo o prédio. A ação se move junto a Força Tarefa da Secretaria de Segurança Pública (SSP), que está trabalhando na reforma e adequação de todos os prédios da SSP no Estado. No entanto, não há previsão de datas para que isso aconteça. “É incerto. Depende, entre outras coisas, de recurso financeiro”, disse o coordenador regional do IGP.


Tudo Fácil

As reformas se mostram fundamentais mesmo que o Posto de Identificação logo passe a integrar a unidade do Tudo Fácil em Passo Fundo, visto que o Posto de Criminalística ainda continuará em atuação no prédio localizado na Avenida General Neto. “O Posto de Identificação será realocado naquele espaço do [Passo Fundo] Shopping. A ideia é quando começar a entrar em operação, as carteiras de identidade sejam confeccionadas lá e aqui no prédio continuar a criminalística”, explicou Ricardo. O contrato para a instalação do Tudo Fácil em Passo Fundo foi assinado em novembro de 2021 e no momento as obras estão em andamento no Passo Fundo Shopping. De acordo com as últimas divulgações, a loja deve ser inaugurada no início de setembro.

Gostou? Compartilhe