Celebrando 55 anos de história, a APAE de Passo Fundo realizou na tarde de hoje (28) a atividade “APAExonados pela vida”. Reunindo alunos, cantores voluntários e componentes de escolas de samba de Passo Fundo na Praça Teixeirinha, o grupo seguiu pelas ruas passo-fundenses levando música e alegria à população.
Segundo um dos monitores da APAE e organizadores da atividade, Felipe da Rosa Lemos, o intuito foi celebrar com felicidade os 55 anos da instituição. “Estamos levando um cortejo pelas ruas de Passo Fundo, que vai levar uma música que fala sobre alegria, que fala sobre as diferenças e o quanto é legal conviver com as diferenças”, contou. Ao todo, cerca de 30 pessoas coloriram as ruas cantando e dançando ao som do samba.
Essa movimentação antecipa a honraria que a APAE recebe na Câmara de Vereadores de Passo Fundo hoje à noite, em reconhecimento ao trabalho desenvolvido no município. “Hoje comemoramos os 55 anos da Instituição, uma história de mais de meio século e sempre se tem desafios para superar e manter a instituição funcionando. Temos cada vez menos recursos públicos e mais colaboração da comunidade, sempre trabalhando para melhorar o serviço ofertado”, ressaltou o vice-presidente da APAE, Marlon Batista Moraes, em alusão ao momento. Cerca de 40% do orçamento da instituição é proveniente de recursos públicos.
Há poucos meses o Instituto foi habilitado como um Centro Regional de Referência em Transtorno do Espectro Autista, no qual passarão a prestar atendimento, serviços e orientações sobre o autismo para 28 municípios da região de Passo Fundo. “Essa é uma vitória para a gente e, principalmente, para esse público que necessita desses atendimentos”, comemorou Marlon. Além disso, um trabalho junto ao Ministério da Saúde para que reconheça a APAE de Passo Fundo como um Centro Especializado de Reabilitação e Tratamento Intelectual vem sendo desenvolvido. “Se isso acontecer, teremos um salto na quantidade de pessoas atendidas e na qualidade dos serviços prestados. E é assim, temos duas frentes, a mais urgente que é fazer as coisas continuarem andando e a outra é tentar sempre melhorar”, disse o vice-presidente.
A APAE de Passo Fundo atende aproximadamente 300 pessoas, atendimento que se estende aos familiares e pessoas da comunidade que são alcançadas pela APAE.