Educação museal será levada às ocupações Valinhos II e Zacchia IV

Ações ocorrerão nos próximos seis meses com diversas inserções nas comunidades e com o envolvimento de adultos e crianças

Por
· 1 min de leitura
Foto: Divulgação/UPFFoto: Divulgação/UPF
Foto: Divulgação/UPF
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Buscando possibilitar a interação do Museu Zoobotânico Augusto Ruschi da Universidade de Passo Fundo (Muzar/UPF) com a população das ocupações Valinhos II e Zacchia IV, o Projeto “Construindo relações sociais com o patrimônio natural” iniciou oficialmente as atividades. Contemplado no 6º Prêmio Funcultura de Passo Fundo, o projeto visa reconhecer o Patrimônio Natural que os rodeia por meio da educação museal. 

A primeira atividade realizada foi um encontro com lideranças das ocupações, no dia 2 de julho, com moradores do Zachia IV, e no dia 18 de junho, com o Valinhos II, para apresentação da proposta. “Ao longo do projeto, faremos a percepção ambiental das ocupações, realizaremos oficinas sobre temáticas relevantes levantadas na percepção e montaremos uma exposição das potencialidades que as comunidades possuem, como possíveis pontos de atratividades para outros projetos”, comenta a coordenadora do projeto e bióloga do Muzar, Flavia Biondo da Silva, ao destacar que as ações ocorrerão nos próximos seis meses com diversas inserções nas comunidades e com o envolvimento de adultos e crianças.

Segundo ela, neste primeiro momento, além de ouvirem a proposta, os representantes ajudaram a construir possibilidades de aplicação, conforme a realidade de cada ocupação. As líderes Edivânia Rodrigues da Silva, da Ocupação Valinhos II, e Jussara Trindade Antunes, da Ocupação Zachia IV, participam do projeto na articulação da comunidade, segundo a assessoria de imprensa da UPF.

Cada participante da reunião recebeu uma muda de flor de cravina (Dianthus chinensis) com as informações do uso medicinal e comestível. O projeto criou sua marca com a ipomeia (Ipomoea sp.), também chamada corda-de-viola, Flor Símbolo de Passo Fundo, conforme a lei nº 5.115, de janeiro 2015, uma planta nativa com propriedades medicinal e ornamental.


Gostou? Compartilhe