A Câmara Municipal de Vereadores realizou uma Sessão Solene, na noite desta sexta-feira (08), em homenagem ao atual superintendente Executivo do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), Ilário Jandir de David.
Na ocasião, foi concedido o título de Cidadão Emérito de Passo Fundo, em reconhecimento aos seus relevantes serviços prestados na área da saúde, com destaque para seu trabalho junto a essa instituição, na qual completa 50 anos seguidos de atuação. A proposição foi apresentada através de Projeto de Resolução, de autoria da Mesa Diretora da Casa, aprovada por unanimidade pelos demais parlamentares.
Em sua fala, Ilário, após agradecer a honraria recebida aos parlamentares e demais autoridades presentes, com menção especial à sua esposa Lurdes, relatou o processo de crescimento do HSVP, pontuando a importância do princípio de preservar, referindo-se ao tratamento aos pacientes. Também mencionou a importância do corpo clínico, saudando a atuação de profissionais que contribuíram para o crescimento e fortalecimento da instituição. Também citou avanços recentes celebrados pela instituição, exemplificando a cirurgia robótica. Ele relatou a formação de parceria com instituições de ensino com faculdades de medicina desde sua entrada no HSVP, que rendeu a formação de muitos profissionais. “Nossos egressos levam o nome de Passo Fundo para todo o Brasil e também exterior, graças a parcerias com entidades de ensino e de saúde”, afirmou.
O homenageado também apontou outros setores em que houve crescimento e são importantes para o HSVP, com menção destacada à enfermagem, relatando que a profissão busca a empatia. Lembrou do trabalho dos setores na pandemia da Covid-19, frisando a total dedicação dos profissionais e a atenção especial dos gestores. Ele sublinhou a importância do trabalho em equipe, colocando sua admiração pelos profissionais com quem conviveu e trabalhou, citando alguns colegas já falecidos e outros ainda em atividade. Ao fim de sua fala, enalteceu a confiança recebida por todos com quem trabalhou e aspirou um futuro ainda melhor ao Hospital São Vicente de Paulo. “Reconheço que minha história profissional está estreitamente ligada a este hospital, com erros e acertos. Minha intenção sempre foi construir entendimento, mediar caminhos possíveis e carregar alegria junto a tantos colegas reproduzindo resultados positivos que fazem a diferença para a cidade especialmente para as pessoas, se não a todas ao maior número possível delas. Tenho certeza de que o futuro reserva ainda grandes conquistas ao São Vicente e a Passo Fundo. Essa instituição centenária que completou 104 anos no último mês foi construída coletivamente com muita coragem e dedicação. Vida longa ao São Vicente e a Passo Fundo”, concluiu.