Mais de 200 Lideranças participam de encontro com o Conselho de Inovação da Fiergs na Rede de Farmácias São João

Evento realizado em Passo Fundo buscou potencializar a inovação através da união de empresas

Por
· 3 min de leitura
Foto: DivulgaçãoFoto: Divulgação
Foto: Divulgação
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Uma ação para fortalecer o ecossistema de empreendedorismo e inovação nas cidades gaúchas está conectando iniciativas do interior com a capital do estado. O encontro, organizado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), através do Conselho de Inovação e Tecnologia (Citec), Conselho das Lideranças (Conlider) e Aliança Empresarial Norte RS, reuniu mais de 200 lideranças representando empresas, poder público, instituições de ensino e sociedade civil. Foi durante o Citec Experience, realizado no auditório do Centro de Distribuição da Rede de Farmácias São João, em Passo Fundo/RS, nesta quinta-feira (14). 

A dinâmica do evento seguiu uma metodologia ativa, considerando até o modelo de rodada de negócios, onde cada empresa teve um pitch, espaço para apresentação de iniciativas. Assim, os participantes puderam percorrer mesas e, de forma próxima e objetiva, conhecer projetos, realizar parcerias e conectar possíveis sugestões. 

“Hoje em dia não é preciso fazer todas as iniciativas, mas saber quem está conduzindo cada uma e assim um fortalecer o outro no ecossistema. Nesse contexto, temos o papel de articular, colocar boas práticas juntas e criar mais sinergia entre elas”, destacou o coordenador do Conselho de Inovação e Tecnologia (Citec/Fiergs), Daniel Ely. 

Essa foi a segunda experiência de evento com foco na inovação organizado pelo Citec. A primeira foi em Lajeado/RS, local onde surgiu a ideia de trazer o evento para o interior do estado. 

“Nossa mobilização é em prol da inovação e da transformação cultural, social e empreendedora. Então, nossa missão aqui é criar situações e soluções que possam trazer conexões com os eixos de inovação para entender como que o interior, ligado às iniciativas da capital, pode potencializar a inovação no Rio Grande do Sul para que tenhamos um ambiente sólido desta transformação. Buscamos que a nossa sociedade civil, as universidades, o poder público e o poder privado possam trabalhar em formato de aliança para que tenhamos de fato os resultados de uma forma mais acelerada”, enfatizou Marcia Capellari, sócia diretora da Semente Negócios para inovação e uma das protagonistas do Instituto Aliança Empresarial. 

Marcia Capellari destacou, ainda, que tais estratégias só possuem resultados e impacto positivo se houver alianças com as pessoas que fazem acontecer as mudanças nas organizações e na sociedade. “O RS vive um novo momento onde a teoria da escassez dá espaço para um ambiente de mais confiança para ouvir e experienciar novas formas que podem levar para abundância e prosperidade”, reforçou. 

Durante o encontro, as lideranças reforçaram o papel da inovação no pós-pandemia e que inovar não é tarefa apenas de grandes empresas, mas de todos aqueles que buscam desenvolver uma região e um estado. 

“Este evento é muito oportuno para o momento que estamos vivendo em Passo Fundo. Temos aqui uma vocação muito grande para inovação e tecnologia. Então, um encontro como este valoriza ainda mais esse trabalho em busca de um objetivo que é comum a todos, esse ecossistema da inovação que já existe e só precisa ser potencializado”, ressaltou o prefeito de Passo Fundo, Pedro Almeida. 

Após as rodadas de troca de experiências, os participantes conheceram o Centro de Distribuição e Operações da São João. O espaço, com mais de 100 mil m², funciona 24h para atender as quase mil lojas em mais de 200 cidades dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. 

De acordo com o presidente da Rede de Farmácias São João, Pedro Henrique Kappaun Brair, são iniciativas como esta que despertam e provocam as revoluções necessárias para melhorias em todos os setores. 

“Inovar é fazer melhor o que fazemos todos os dias. Recebemos hoje pessoas empreendedoras, que gostam de auto desafiar-se, que tem sonhos e buscam promover o desenvolvimento. Sediar essas aproximações é fantástico, pois nos tornamos melhores pessoas e melhores profissionais. Sairemos fortalecidos para debater e inovar os caminhos que potencializam os projetos do setor empresarial e quem ganha é toda uma sociedade”, finalizou o presidente da Rede de Farmácias São João. 

 

Organização do evento 

A Rede de Farmácias São João e a BsBios foram escolhidas as empresas locais como anfitriãs por fazerem parte da representatividade empresarial/industrial, além da liderança e a capacidade de acolhimento, cuidado e responsabilidade com o desenvolvimento regional e social. Na São João, um comitê, liderado por Pedro e Mari Brair, trabalhou na organização do evento em parceria com a BsBios, Prefeitura de Passo Fundo, Sebrae, Senai, Instituto Aliança Empresarial, Acisa e CDL. Contribuíram também durante a realização do encontro as empresas Gestora Desenvolvimento e Actus Estratégia em Eventos. 

 

Sobre a Aliança Empresarial Norte RS 

A Aliança Empresarial Norte RS é um ecossistema de empreendedorismo e inovação, que surgiu, ainda em 2019, com o propósito de transformar a realidade da região Norte do Rio Grande do Sul. Empresários conectados com as tendências mundiais se uniram para fortalecer sua atuação social, visando criar oportunidades e soluções que transformem a região, gerando mais desenvolvimento para todos. Da união desse grupo seleto de empresas, de diferentes segmentos da economia gaúcha, foram definidos 4 eixos de atuação: Eixo Corporações, Eixo Startups, Eixo Capital e Eixo Cultura. 


Gostou? Compartilhe