Três matérias são votadas durante Sessão Plenária na Câmara de Vereadores de Passo Fundo

A Agenda Legislativa teve a inclusão de 16 novas proposições entre Indicações e Pedidos de Providências oriundos de demandas da comunidade

Por
· 2 min de leitura
Foto: Comunicação/Câmara de Vereadores de Passo FundoFoto: Comunicação/Câmara de Vereadores de Passo Fundo
Foto: Comunicação/Câmara de Vereadores de Passo Fundo
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A Sessão Plenária Ordinária realizada na segunda-feira (25) teve a discussão e deliberação de matérias como ponto de destaque.

A Agenda Legislativa teve a inclusão de 16 novas proposições entre Indicações e Pedidos de Providências oriundos de demandas da comunidade, segundo informações da assessoria de Comunicação da Câmara de Vereadores de Passo Fundo. A Pauta teve três Projetos de Lei discutidos em Plenário para suas tramitações serem agilizadas. A Ordem do Dia, por sua vez, contou com a apreciação de três Projetos de Lei que tratam de itens como educação e voluntariado.


Ordem do Dia

Os vereadores aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei nº 63/2022, de autoria do Executivo Municipal, que autoriza a inclusão de ação no Anexo do Plano Plurianual da Lei nº 5.561, de 21 de setembro de 2021. Segundo seu texto, a matéria visa adequar o Plano Plurianual (PPA), a partir de solicitação da Câmara Municipal de Vereadores, com a finalidade de viabilizar a criação da Escola Legislativa. Ela tem como objetivo promover atividades pedagógicas e ações educacionais envolvendo os vereadores, servidores públicos e outros segmentos da sociedade.

Também foi aprovado, unanimemente, em Plenário o Projeto de Lei nº 64/2022, de autoria da vereadora Regina Costa dos Santos (PDT), que inclui o Dia do Professor no Calendário Oficial de Eventos do Município de Passo Fundo. Segundo o texto, ele será celebrado a cada dia 15 de outubro, em menção a data oficial em homenagem à profissão. Também é colocada a possibilidade de realizar ações diferenciadas para enaltecer a função de mestre. A justificativa, além de reforçar a relevância da data, salienta a importância dos professores na construção de uma sociedade melhor, mais solidária, reflexiva e formadora de cidadãos responsáveis.

Os parlamentares ainda aprovaram, também por unanimidade, o Projeto de Lei nº 68/2022, de autoria do vereador Luizinho Valendorf (PSDB), que institui no município a Semana do Voluntariado. O objetivo da proposta, segundo o texto, é estimular e aumentar o número de voluntários na cidade, divulgando e valorizando o trabalho que é realizado pelas pessoas que doam o seu tempo para ajudar o próximo, através de ações focadas em interesses sociais e comunitários, que auxiliam na melhoria da qualidade de vida de toda a sociedade. O texto ainda determina que ela será celebrada anualmente na primeira semana do mês de maio, compreendendo os dias 1º e 7.


Grande Expediente

O orador do Grande Expediente da Sessão Plenária desta segunda-feira (25), foi o vereador Wilson Lill (PSB). Durante sua fala na tribuna, o vereador discorreu sobre a Imigração Alemã em Passo Fundo, tendo em vista o 198º aniversário da Imigração Alemã no Rio Grande do Sul, ocorrido em 25 de julho de 1824 e o início da preparação das comemorações do Bicentenário pelos descendentes de alemães em nosso município, que será comemorado em 25 de julho de 2024.

O parlamentar informou que o primeiro grupo de imigrantes germânicos, 39 pessoas, chegou ao Rio Grande do Sul no dia 25 de julho de 1824, aportando em São Leopoldo através do Rio dos Sinos, depois de sete meses de viagem, entre Hamburgo (Alemanha) e São Leopoldo. Nos primeiros seis anos chegaram à Colônia de São Leopoldo aproximadamente 5 mil alemães. O primeiro casal a residir em Passo Fundo, foi Johan Adamm Schell e sua esposa, Anna Christina Schell. Em 1838, se estabelece com a primeira casa comercial de Passo Fundo e residência, na atual esquina da Av. Brasil com a Teixeira Soares. A família Schell se destacou em cargos públicos, espaços políticos e funções religiosas. Integrou o primeiro grupo de famílias luteranas, fundando o cemitério luterano e integrando a Loja Maçônica Concórdia III.

Atualmente a cidade conta com a Associação Sociocultural Alemã de Passo Fundo que mantém atividades de canto coral, música, culinária, preservação do idioma alemão e festividades. O vereador destacou a celebração do bicentenário em 2024, com diversas atividades, agregando entidades, instituições e descendentes de imigrantes alemães na cidade.


Gostou? Compartilhe