IBGE conclui pesquisa urbanística em Passo Fundo

Resultado do levantamento permitirá traçar um panorama sobre a infraestrutura do município em área urbana

Por
· 2 min de leitura
Etapa de coleta domiciliar do Censo Demográfico inicia no dia 1º de agosto. (Foto: Gerson Lopes/Arquivo ON)Etapa de coleta domiciliar do Censo Demográfico inicia no dia 1º de agosto. (Foto: Gerson Lopes/Arquivo ON)
Etapa de coleta domiciliar do Censo Demográfico inicia no dia 1º de agosto. (Foto: Gerson Lopes/Arquivo ON)
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) concluiu, na última sexta-feira (22), a Pesquisa Urbanística do Entorno dos Domicílios nos bairros de Passo Fundo. O estudo, realizado por 24 supervisores censitários contratados temporariamente, está sendo usado para verificar a necessidade de atualização dos mapas do município — incluindo no sistema vias que tenham sido criadas ou alteradas desde o último censo—, o que contribuirá posteriormente para o trabalho dos recenseadores durante as coletas domiciliares do Censo Demográfico, que iniciam no dia 1º de agosto.

A pesquisa também auxiliará o trabalho dos supervisores censitários, que irão supervisionar as tarefas dos recenseadores responsáveis pelas entrevistas com os habitantes do município, e, por isso, devem conhecer bem a área que será percorrida pelos agentes, a fim de garantir que houve a cobertura completa dos domicílios. Além disso, conforme explica o coordenador regional do IBGE, Jorge Bilhar, o levantamento urbanístico permite ao IBGE traçar um panorama sobre a infraestrutura urbanística de todos os municípios do país, observando quesitos como a capacidade e pavimentação da via, a existência de bueiros, iluminação pública, pontos de ônibus, via sinalizada para bicicletas, calçadas, rampa para cadeirantes e arborização. 

De acordo com o IBGE, os dados levantados poderão subsidiar a formulação de políticas públicas em áreas urbanas, visando a melhoria da qualidade de vida da população e oferecer um quadro atual de questões urbanísticas e ambientais das cidades, permitindo comparações. Os resultados oficiais do levantamento devem ser divulgados apenas no próximo ano, junto com as demais informações apuradas no Censo Demográfico 2022. “O que podemos observar, desde já, é que houve uma grande expansão dos municípios, principalmente de Passo Fundo. Há um crescimento muito grande de logradouros e bairros, muitos sem placa e sem constar no mapa. Por isso o levantamento antes do censo é tão importante. Provavelmente, o censo nos mostrará também um crescimento de domicílios muito expressivo, nas mais diversas classes sociais”, comenta. 


Novos recenseadores devem ser treinados nas próximas semanas

A menos de uma semana para o começo da etapa de visita domiciliar, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) trabalha neste momento na contratação dos recenseadores que atuarão no novo Censo Demográfico e que foram aprovados na avaliação de aprendizagem proposta após o período de treinamento ao qual foram submetidos, entre os dias 18 e 22 de julho. Em Passo Fundo, cerca de 150 pessoas estão sendo efetivadas. No entanto, conforme o IBGE, o ideal é que o município conte com 194 profissionais para realizar a coleta domiciliar em todo o município dentro do prazo. “Por isso, a partir do dia 8 de agosto, nós vamos chamar outras cerca de 40 pessoas que foram cadastradas no segundo edital lançado pelo IBGE. Elas vão passar pelo mesmo treinamento que essas 150 pessoas que já estão sendo contratadas”, destaca Jorge Bilhar, esclarecendo que, mesmo com o quantitativo reduzido de pessoas, as coletas domiciliares iniciarão no dia 1º de agosto. “Depois vamos encorpando o grupo com os novos recenseadores. Na verdade, provavelmente, esse treinamento será meio contínuo ao longo do censo, porque a desistência sempre acontece”.

Gostou? Compartilhe