Prefeitura levará educadores físicos a academias ao ar livre a partir desta semana

As academias ao ar livre são espaços nos bairros e na região central destinados à prática de atividades físicas

Por
· 2 min de leitura
Foto: Michel Sanderi/PMPFFoto: Michel Sanderi/PMPF
Foto: Michel Sanderi/PMPF
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

As academias ao ar livre são espaços nos bairros e na região central destinados à prática de atividades físicas. A partir de uma iniciativa da Prefeitura, chamada de Passo Fundo em Movimento, os usuários passarão a contar com professores de Educação Física em horários específicos, que farão orientações gratuitas sobre a utilização dos equipamentos. O projeto-piloto foi apresentado no Complexo Esportivo Delmar Sittoni, e abrangerá cinco academias a partir desta semana.

De acordo com o prefeito, Pedro Almeida, a ideia é, além de promover informações, estimular a utilização desses espaços. “Temos um olhar muito especial para o esporte, que é dos atletas, mas também da população. O esporte representa o cuidado com a saúde e a qualidade de vida, que são coisas que pretendemos trazer com o Passo Fundo em Movimento”, disse.

Para dar início ao projeto, a partir de um estudo da Secretaria de Esportes, foram escolhidas cinco academias. A ação será expandida de acordo com o retorno das comunidades, de acordo com a assessoria de imprensa da PMPF. O secretário da pasta, Gilberto Bellaver, explica que os educadores estarão presentes nesses locais em horários específicos. “Serão acompanhamentos de uma hora em que a população terá informações e instruções para a prática dos exercícios físicos e sobre como otimizar o uso dos equipamentos”, declarou.

Ainda conforme o secretário, a utilização adequada proporciona benefícios para as comunidades. “O projeto cria uma nova proposta e legitimidade às academias ao ar livre. Temos um equipamento que, às vezes, é utilizado de forma errada em virtude da falta de orientação. Essa ideia vem ao encontro de trazer melhorias para a vida das pessoas com a prática de atividades físicas orientadas e gratuitas”, pontuou.

Gisele Leite, de 35 anos, acompanhou a apresentação dos instrutores no Delmar Sittoni e participou de uma aula experimental de alongamento junto com os filhos Lucas, Enzo e Yasmin e o genro Vitor. “Meu genro e minha filha trouxeram essa ideia e acabamos vindo aqui com as crianças para caminhar e fazer exercícios frequentemente. Achei essa novidade dos educadores muito interessante, pois somos leigos e ter orientações será importante. Vamos vir com certeza”, contou.


Academias que já receberão as atividades

Bairro Planaltina – Rua Professora Lucile Fragoso de Albuquerque

Terça-feira – 8h30 às 9h30 | 15h às 16h

Quinta-feira – 10h às 11h | 16h30 às 17h30

Bairro Petrópolis – Avenida Rui Barbosa

Quarta-feira e sábado – 8h às 9h

Quarta-feira e sábado – 17h às 18h

Bairro Cohab Secchi – Avenida Zero Hora

Terça-feira – 10h às 11h | 16h30 às 17h30

Quinta-feira – 10h às 11h | 16h30 às 17h30

Complexo Esportivo Delmar Sittoni – Bairro Nonoai

Terça-feira e sábado – 9h às 10h

Terça-feira e quinta-feira – 16h às 17h

Bairro Santa Maria II – Rua Ermelindo Valentin Argenton

Terça-feira – 8h às 17h

Sexta-feira – 8h às 17h


Gostou? Compartilhe