Busca por administrações mais eficientes reúne 800 gestores públicos em Passo Fundo

Atividades promovidas pelo Tribunal de Contas do Estado abrangeu representantes de 64 municípios da região

Por
· 2 min de leitura
Gestores municipais de 64 municípios participaram das atividades pedagógicas. (Foto: Divulgação/TCE-RS)Gestores municipais de 64 municípios participaram das atividades pedagógicas. (Foto: Divulgação/TCE-RS)
Gestores municipais de 64 municípios participaram das atividades pedagógicas. (Foto: Divulgação/TCE-RS)
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A busca por administrações municipais mais eficientes reuniu mais de 800 gestores públicos provenientes de 64 cidades da região no Gran Palazzo, em Passo Fundo, durante a quinta-feira (4) em atividades pedagógicas promovidas pelo Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul (TCE-RS). 

Ao esclarecer as competências do órgão fiscalizador e controlador dos recursos públicos, o Tribunal adotou uma nova dinâmica para as atividades com um painel inaugural pela parte da manhã, período no qual também foi debatido o novo viés de responsabilização dos gestores, o novo modelo processual do TCE e apresentado os robôs introduzidos para otimizar as ações entre prefeituras e Tribunal de Contas.

Segundo explicou o presidente do TCE-RS, Alexandre Postal, ao jornal O Nacional, a tecnologia adotada sem a interferência humana será habilitada à noite para fornecer informações sobre compras e contratos a serem firmados pelas administrações locais. “São sete robôs atuando quando todos vão para casa para detectar problemas em licitações. O preço dos pneus, por exemplo, que uma prefeitura está comprando de uma empresa está disponível em outra, na mesma cidade, com um preço bem diferente que foi comprado pela prefeitura do lado. Então, estes alertas levam a não ter um prejuízo”, esclareceu Postal. 

Esse laboratório de políticas públicas, menciona o presidente do TCE gaúcho, irão levar alertas aos prefeitos ao monitorar os indicadores primordiais de cada cidade, como os na área da educação e saúde, para que os modelos positivos praticados em uma administração possam ser comparados às demais. “É importante salutar aqueles que querem fazer a boa gestão pública e vieram para poder trocar ideia e aprimorar”, ressaltou Postal. 


Atividades

Nesta 14ª edição dos Encontros Regionais de Controle e Orientação (ERCOs), doze salas foram abertas, no turno da tarde, para aproximar os representantes políticos regionais a especialistas em temas de comunicação eletrônica, proteção de dados, saneamento e sustentabilidade, planejamento em saúde, fiscalização de concessões público-privadas e de obras públicas, gestão municipal em educação, boas práticas de pesquisa de mercado e a nova lei de licitações e contratos. 

Nas próximas semanas, as cidades de Santa Maria, Santana do Livramento e Porto Alegre também terão irão sediar as atividades do Tribunal de Contas do Estado, cuja abertura dos eventos itinerantes ocorreu em Santa Cruz do Sul. As jurisdições nos municípios de Caxias do Sul, Erechim, Santo Ângelo, Frederico Westphalen e Pelotas também já receberam o encontro formativo assistido por 3,9 mil pessoas durante as horas de capacitação. “É para trazer aos nossos jurisdicionados aquilo que tem de melhor hoje na boa gestão pública, naquilo que nós fiscalizamos e os avanços com as mudanças de lei, o aprendizado e a aproximação do Tribunal”, considerou o presidente do TCE-RS. 

Gostou? Compartilhe