Com programa de incubação e distrito de inovação, UPF fomenta o desenvolvimento regional

Instituição investe em processos, metodologias e ferramentas que impulsionam a inovação em Passo Fundo e região

Por
· 4 min de leitura
Foto: Divulgação/Assessoria de Imprensa UPFFoto: Divulgação/Assessoria de Imprensa UPF
Foto: Divulgação/Assessoria de Imprensa UPF
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A sociedade cada vez mais dinâmica exige das empresas, entidades e instituições um posicionamento novo, que busque não apenas o crescimento, mas o desenvolvimento e a sustentabilidade de todos. A Universidade de Passo Fundo (UPF), que há 54 anos atua no desenvolvimento local e regional, fortalece as ações que acompanham as movimentações e aposta na inovação e tecnologia como ferramentas para impulsionar não apenas o conhecimento, mas a geração de novos serviços e produtos. Por meio de projetos, aportes financeiros oriundos de editais e parcerias, a Universidade fomenta um ecossistema que gera resultados.

Pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, o professor Dr. Antônio Thomé, destaca que a Universidade tem em sua essência o compromisso com o desenvolvimento da região. Essa atuação, segundo ele, se dá de várias formas e passa por todos os pilares que constituem a própria Instituição, entre eles o ensino, a pesquisa, a extensão e a inovação. “Por meio de projetos, parcerias, e ações específicas, temos avançado de forma significativa na área da inovação e da tecnologia, solidificando a atuação juntamente com o ensino, a pesquisa e a extensão. Historicamente temos esse envolvimento com a comunidade e, acompanhando as mudanças da sociedade, estamos ampliando e melhorando nossas ferramentas para contribuir ainda mais com a vida das pessoas”, pontuou.

Para a gestora do UPF Parque, Teofanes Foresti, cada vez mais a inovação e a tecnologia fazem parte do dia a dia das pessoas, das empresas e das instituições. Neste sentido, a UPF tem somado forças e buscado novos caminhos para potencializar a inovação e o empreendedorismo regional, sendo protagonista dos processos de desenvolvimento de toda a região. “Temos trabalhado para ser mais do que uma referência quando o tema for inovação, mas ser um instrumento de transformação pela inovação na nossa região", destaca.


UPF Valley

Recentemente a Universidade aprovou um projeto com aporte de mais de R$ 13,3 milhões para incentivar a inovação por meio do UPF Parque Científico e Tecnológico. O recurso foi conquistado  junto à Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), empresa pública brasileira de fomento à ciência, tecnologia e inovação. O UPF Valley, irá potencializar um ecossistema de inovação que beneficiará mais de 130 municípios das regiões Norte e Produção. Chamada de Distrito da Inovação, a iniciativa impulsionará as vocações regionais ao agronegócio, à agroenergia, à prestação de serviços e à saúde. O projeto prevê ainda o desenvolvimento de treinamentos e de capacitações voltados ao empreendedorismo e à inovação na região.

O UPF Valley contempla a construção de espaços de infraestrutura a serem disponibilizados às empresas e ao público que está inserido no ecossistema de inovação do UPF Parque. O projeto permitirá a ampliação das conexões, o fomento e a atração de empresas e a realização de eventos e capacitações para um público mais amplo e diversificado. Também dará início ao Distrito da Inovação, que oferecerá a locação de lotes para que empresas de base tecnológica da região possam instalar unidades na UPF.


Conexões que visam desenvolver negócios e fomentar a inovação

Exemplo de parcerias que fomentam a inovação dentro da Universidade, o CDL Tech é um programa desenvolvido em parceria pelo UPF Parque Científico e Tecnológico e a CDL Passo Fundo com o objetivo de transformar o varejo - setor responsável por movimentar uma parte significativa da economia do município.

O programa conta com a participação de mais de 20 empresas e terá duração de 12 meses. A ação visa impulsionar os negócios e fomentar a inovação no varejo no Norte do estado. Os empresários participarão de encontros mensais ao longo de um ano e desempenharão diversas atividades dentro de cada uma das três etapas previstas.


Programa Apollo de incubação de empresas

Com o intuito de gerar, desenvolver e acelerar startups de base criativa e tecnológica, a UPF lançou o Programa Apollo, espaço de incubação do UPF Parque Científico e Tecnológico. O programa contará com quatro etapas e será norteado por cinco eixos de atuação: empreendedorismo, gestão, mercado, capital e tecnologia. O prazo de permanência da incubação é de dois anos e o edital de seleção será contínuo, com ingresso de novas empresas a cada seis meses. Entre os empreendimentos inovadores que farão parte do Programa Apollo está a Visu, uma startup criada pela médica oftalmologista Daniela de Linhares Garbin Higuchi, a partir de um projeto desenvolvido durante o doutorado do Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano da Universidade de Passo Fundo (PPGEH/UPF). O Programa Apollo é uma homenagem ao Apollo 11, um verdadeiro marco do avanço tecnológico. Foi a primeira missão espacial tripulada, que se tornou um dos grandes feitos da humanidade por levar o homem à lua.


Fazer conexões para pensar e transformar o futuro

Inaugurado para ser um espaço aberto para que a comunidade local e regional possa estabelecer conexões que promovam a inovação e potencializem a tecnologia, a Arena Professor Dr. Cristiano Cervi é um dos diferenciais do UPF Parque. Com foco na interação para desenvolver ideias e soluções, a Arena é um ambiente de networking, de formação, eventos e interação para conectar o ecossistema de inovação, potencializando o empreendedorismo e inovação para o Estado. O espaço voltado para empreendedores, investidores, comunidade acadêmica e poder público, terá estações de trabalho individual que poderão ser utilizadas por qualquer ator do ecossistema de inovação, bem como empresários, instituições públicas e privadas, associações, professores, acadêmicos, funcionários e setores institucionais.


* Este material foi produzido em parceria com a Assessoria de Imprensa da Universidade de Passo Fundo (UPF).

Gostou? Compartilhe