A força do agronegócio e a qualidade da educação na região de Passo Fundo foram características estratégicas que atraíram ao município os empresários Alex Becker, Arthur Becker e Clademir Comin. Responsáveis pela startup Agrare, que nasceu no Parque Tecnológico do Pampa (PampaTec), em Alegrete, no ano de 2018, eles decidiram transferir a matriz da empresa para o UPF Parque, em Passo Fundo, ainda em 2020, por considerar a cidade um espaço estratégico para o projeto, que desenvolve soluções para a gestão de propriedades rurais.
Conforme o CEO e fundador da empresa, Alex Becker, questões como o grande número de produtores rurais presentes na região e a comodidade de um aeroporto na cidade, que facilita a conexão com outras cidades, foram pontos cruciais para a decisão. “Passo Fundo tem também uma das melhores universidades do Norte, o que nos permite manter uma conexão com estudantes, buscando sempre a inovação. Além do custo-benefício do UPF Parque. Para uma startup, estar em um parque como esse, abre muitas portas”, descreve.
Gestão eficiente
Criada a partir de uma observação acerca das dores dos produtores rurais, que tinham dificuldade em fazer a gestão eficiente de suas fazendas, a Agrare tem como produto principal o aplicativo Agrare Gestor Rural, que oferece uma plataforma de gestão de propriedades rurais de pequeno e médio porte, com uma navegação simples e funcional, acessível até mesmo para aqueles que não possuem um grande domínio das novas tecnologias. “Os produtores podem fazer desde o planejamento, até execução da safra, cuidando do plantio, manejo, colheita e toda a parte financeira. Além disso, temos uma tecnologia que permite acessar a plataforma de qualquer lugar, mesmo estando off-line”, esclarece, definindo a facilidade de acessar o aplicativo mesmo direto do campo, onde muitas vezes não há acesso à internet, como um dos principais diferenciais do Agrare Gestor Rural.
Através do registro dessas informações, que incluem até mesmo a quantidade e o valor gasto com insumos e maquinários, o produtor é capaz de obter um olhar atento aos dados de custo-benefício da lavoura, controlando de forma mais eficaz seus estoques e o fluxo de caixa da propriedade. A plataforma, que hoje conta com usuários espalhados por dez estados do país, pode ser usada a partir da contratação de planos mensais, que variam conforme o tamanho da área (em hectares) que será gerida por meio do software.
Conquistas
Acelerada e graduada pela InovAtiva Brasil — o maior programa de aceleração de startups da América Latina, mantido pelo governo federal —, no ano passado, a Agrare conquistou ainda uma colocação entre as melhores Agritechs da Feira Agrotecnológica do Tocantins (Agrotins), e atualmente recebe aceleração e mentoria do BanriHub, um programa de aceleração desenvolvido pelo Banritech. “Também fomos sido selecionados pela John Deere para um reality show, o ‘Safra de Inovações’, que reúne diversas startups do agro, com soluções inovadoras, e é transmitido na CNN Brasil”, pontua o CEO da startup. “Estamos em uma crescente muito interessante e, para os próximos meses, já temos a perspectiva de lançar uma plataforma que integra também a parte da pecuária”.