A medicina alternativa, cada vez mais presente no cotidiano da sociedade, ganha espaço de discussão mais uma vez em Passo Fundo. O VII Seminário Regional de Plantas Bioativas e Homeopatia e a IV Jornada Sul Brasileira de Pesquisa em Plantas Medicinais e Homeopatia estão acontecendo nesta quarta e quinta-feira, dias 24 e 25 de agosto, no Centro de Eventos da UPF. A programação é aberta à comunidade em geral. Na quinta-feira a atividade acontece somente de forma virtual.
Entre as atividades propostas a Feira de Empreendimentos, com comercialização de óleos essenciais, artesanato, produtos integrais e sem lactose e glúten, cosméticos artesanais, produtos para criação de abelhas sem ferrão, mudas, sementes e produtos de plantas medicinais, kombucha, almofadas terapêuticas e velas aromáticas, estufa geodésica, plantas suculentas, condimentares e medicinais, absorventes ecológicos; o Espaço do cuidado, com serviços gratuitos de massoterapia, auriculoterapia, reiki, yoga, atendimento ayurvédico e massagem terapêutica, palestras e oficinas temáticas.
Vanderlei Pulga, uma das organizadoras do Espaço do Cuidado, explica que depois de três anos o Seminário retorna à sua programação, oferecendo serviços e orientações, integrando grupos de terapeutas que atuam de forma voluntária durante a atividade, prestando atendimentos individuais e coletivos. “O evento é uma forma de reconhecer e dar visibilidade à outras práticas que já existem em várias cidades do país”, disse.
As atividades são uma promoção conjunta da Emater/RS – Ascar, UPF, Muzar, CRESOL, Farmácia Natu Pharma, C[aritas, Coasa, Prefeitura de Passo Fundo, UFFS, IFSul Passo Fundo, Associação Brasileira de Homeopatia Popular, ICMBio Instituto Chico Mendes MMA, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Passo Fundo, Governo do Estado do RS, 6ª Coordenadoria Regional da Saúde, Farmácia Naturativa.
24/8/2022 (Quarta-feira) - presencial
Visitação
- Feira de Empreendimentos (óleos essenciais, artesanato, produtos integrais e sem lactose e glúten, cosméticos artesanais, produtos para criação de abelhas sem ferrão, mudas, sementes e produtos de plantas medicinais, kombucha, almofadas terapêuticas e velas aromáticas, estufa geodésica, plantas suculentas, condimentares e medicinais, absorventes ecológicos)
- Espaço do cuidado (Massoterapia, auriculoterapia, reiki, yoga, atendimento ayurvédico, massagem terapêutica, relaxante, mãos aromatouch, acupuntura, aromaterapia)
- Pôsteres dos trabalhos científicos e relatos de experiências
- Oficinas temáticas
17h - Encerramento das atividades presenciais
25/08/2022 (Quinta-feira) – YouTube
Manhã
9h – Abertura das atividades on-line
9h10 - Homeopatia aplicada em plantas
Eng. Agr. Doutorando Rovier Verdi – Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
10h – Apresentação de trabalhos selecionados na IV Jornada Sul Brasileira de Pesquisa em Plantas Medicinais e Homeopatia
- Jardim homeopático agroecológico - Uma proposta atrativa e educativa em prol da conservação da biodiversidade
- Homeopatia no Manejo do Rebanho Leiteiro e Pastagem no Sistema Voisin - Vale do Sol/RS
- Homeopatia em unidade de produção da agricultura familiar
- Efeito da homeopatia na germinação de sementes de Mentha x Piperita L.
- Altas diluições dinamizadas no feijoeiro e seu impacto no metabolismo da planta
- Ensino, percepção e conhecimento de plantas medicinais por estudantes de medicina de uma universidade pública federal
11h30 - Encerramento das atividades da manhã
Tarde
14h - Abertura das atividades
14h10 – Atividade cultural
14h15 – Apresentação de trabalhos selecionados na IV Jornada Sul Brasileira de Pesquisa em Plantas Medicinais e Homeopatia
- Plantas medicinais e sua relação na qualidade de vida em um grupo de terceira idade
- Geoterapia – Ferramenta para saúde muito além da estética
- As práticas integrativas e complementares no contexto hospitalar com foco na saúde e bem-estar dos trabalhadores
- Frutos de Rubus erythroclados: Alternativa com potencial alimentar e medicinal
- Análise da composição química de Bidens pilosa L. e discussão sobre sua potencialidade medicinal
- Refletindo sobre a educação popular, etnobotânica e plantas medicinais: universidade e a comunidade em dialogo
16h - Saúde integrativa
Dr. Ricardo Ghelman, médico pediatra, PhD, presidente fundador CABSIN
17h – Encerramento