Escola das Profissões: Prefeitura dá início aos primeiros cursos gratuitos

Tiveram prioridade para o ingresso pessoas beneficiárias do CadÚnico e participantes dos programas Meu Bebê, Meu Tesouro e Café com Emprego. Ao todo, foram abertas 410 vagas

Por
· 3 min de leitura
Foto: Divulgação/PMPFFoto: Divulgação/PMPF
Foto: Divulgação/PMPF
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Oportunidade de colocação no mercado de trabalho: foi isso que Marciele dos Santos, de 22 anos, viu na Escola das Profissões da Prefeitura de Passo Fundo. Na segunda-feira (29), os primeiros cursos gratuitos foram iniciados e, junto, ela começou uma trajetória para se tornar cabeleireira. “A Escola das Profissões está sendo muito importante, pois deu uma chance para quem quer se qualificar em uma área e não tem condições financeiras”, disse.

Marciele teve preferência para ingressar no curso. Mãe do João Gabriel, de oito meses, ela faz parte do programa Meu Bebê, Meu Tesouro. Priorizar as mulheres acompanhadas pela rede municipal de saúde foi uma iniciativa da Prefeitura a fim de criar possibilidades para que elas se profissionalizem e sejam emancipadas.

“Fiquei sabendo do curso pelo grupo do WhatsApp do Meu Bebê, Meu Tesouro, que participo desde o sétimo mês de gestação. Desde que entrei, tive ajuda com tudo: consultas, exames e orientações. Agora, recebi mais esse suporte com a Escola das Profissões”, contou.

Para os 17 primeiros cursos, foram abertas 410 vagas. Puderam se inscrever todas as pessoas com mais de 15 anos. Os alunos foram chamados por ordem de inscrição. Tiveram prioridade de acesso, além das mulheres do programa Meu Bebê, Meu Tesouro, pessoas beneficiárias do CadÚnico e participantes do programa Café com Emprego.

Os cursos são realizados dentro de um cronograma específico e as aulas acontecem nos espaços das faculdades Anhanguera e Ideau.

Uma aula inaugural foi promovida durante a noite. O prefeito, Pedro Almeida, recepcionou os alunos e enfatizou a importância da Escola das Profissões. "A Escola das Profissões representa futuro, oportunidade. É muito bom ver tantas pessoas aproveitando a oportunidade de uma qualificação e algo melhor para suas vidas e suas famílias", observou. 


Eixos dos cursos

A Escola das Profissões está sintonizada com o Café com Emprego, que foi criado pela Prefeitura para conectar pessoas a empresas com vagas disponíveis. Para o secretário de Desenvolvimento, Diorges Oliveira, essa associação entre os dois programas visualiza o cenário atual do mercado de trabalho.

“Um dos desafios para o preenchimento dos postos de trabalho que identificamos nas quatro edições do Café com Emprego é a qualificação técnica. As empresas têm vagas abertas que não conseguem preencher pela falta de mão de obra. E, muitas vezes, as pessoas não conseguem se profissionalizar. Dessa forma, a Escola das Profissões será um alicerce para o mercado de trabalho”, justificou.

Pensando nas várias áreas de capacitação, a Escola das Profissões foi dividida em três eixos. A estimativa é que, ainda neste segundo semestre de 2022, mais de 50 capacitações gratuitas, nos três setores, estejam em operação.

O Eixo 1, chamado “Profissionais do Futuro”, é destinado ao desenvolvimento de habilidades fundamentais aos profissionais do futuro. O ambiente criado tem como marca o aprendizado de línguas, a utilização de métodos ágeis e o desenvolvimento de tecnologias sociais.

O Eixo 2, que ganhou o nome “Qualific@REE”, proporciona uma formação de jovens e adultos na área da capacitação profissional, focando no desenvolvimento pessoal e social. Esses cursos buscam beneficiar pessoas que residem no Município com mais de 15 anos com a profissionalização para que, assim, possam ingressar no mercado de trabalho ou se manter nele. Ainda, incentiva o empreendedorismo, e dessa forma, aumentar sua renda familiar.

Já o Eixo 3, o “Update”, tem foco em atender a indústria. A Prefeitura estabeleceu parcerias com as entidades representativas de classe e os setores produtivos para promover cursos técnicos de capacitação, atendendo a demandas por mão de obra qualificada. O objetivo é garantir que os trabalhadores tenham acesso facilitado a espaços de formação profissional, promovendo o crescimento individual e das empresas, segundo informações da assessoria de imprensa da PMPF. Entre as entidades e instituições parceiras, estão a Acisa, o Senai e o Senac.

O secretário de Educação, Adriano Canabarro Teixeira, considera que a Escola das Profissões é uma ação legítima de Cidade Educadora. “Ela cria oportunidades de desenvolvimento profissional e promove a parceria entre o poder público e a iniciativa privada. A ideia é que ela se adapte às demandas do mercado e necessidades de formação dos passo-fundenses”, pontuou.



Gostou? Compartilhe