Médico veterinário, professor, vereador e secretário municipal: Édison Nunes (in memoriam) deixou um grande legado para Passo Fundo.
Devido à contribuição que dedicou à cidade durante a sua vida, o seu nome será lembrado todos os dias em um espaço público muito frequentado pelos passo-fundenses. O prefeito, Pedro Almeida, descerrou, no início da tarde deste sábado, a placa que nomeia de Vereador Édison Nunes o prédio da Feira do Produtor, no Parque da Gare.
“Essa é uma homenagem singela, mas que lembra a trajetória de um homem que deixou em Passo Fundo um importante legado na área da educação, da assistência social, da medicina veterinária e da agricultura. Um homem que construiu uma reconhecida trajetória pessoal, profissional e política aqui no município. Édison Nunes foi uma grande figura pública, que nunca mediu esforços para ajudar os outros e que fez a diferença por uma cidade melhor”, afirmou Pedro.
O ato aconteceu com a presença de familiares e amigos. A filha Luciana Nunes falou sobre o significado da Feira do Produtor para Édison. "Essa é a cidade em que ele construiu a vida e a trajetória profissional. Essa placa é uma honra, um orgulho. A gente sabe o quanto o pai amava e lutou por esse lugar. A gente sabe o valor emocional que tinha para ele", disse.
A placa de nomenclatura foi anexada na entrada da feira na Avenida Sete de Setembro. A cerimônia contou, ainda, com o músico Patrick Sampaio, que interpretou a música Guri, uma das preferidas de Édison Nunes, conforme lembram seus filhos.
Trajetória
Édison Armando de Franco Nunes nasceu em São Gabriel, Rio Grande do Sul, mas, em Passo Fundo, trilhou toda a sua vida.
Foi médico veterinário, professor, coordenador e um dos idealizadores do curso de Medicina Veterinária da Universidade de Passo Fundo. Organizou o Serviço de Inspeção Municipal, atuou no Conselho Regional de Medicina Veterinária e participou da fundação da Associação dos Médicos Veterinários do Planalto.
Foi membro da Academia Riograndense de Medicina Veterinária, ocupando a cadeira de imortal número 17. Também foi vereador por três mandatos, diretor do Departamento de Produção Animal da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado do Rio Grande do Sul, secretário municipal de Agricultura e secretário municipal de Captação de Recursos e de Transparência e Relações Institucionais.
Recebeu a nomeação de cidadão honorário da cidade de Passo Fundo e, in memoriam, no ano de 2021, o título de Vereador Emérito de Passo Fundo. Toda esta trajetória sólida teve como base sua esposa Cléa Nunes, que faleceu um dia após a sua partida, em março de 2021.