A partir de hoje (12), a Azul Linhas Aéreas terá mais duas frequências diárias para Passo Fundo, dando início ao retorno de suas operações noturnas no Aeroporto Lauro Kortz. Em 17 de junho, após a publicação do NOTAM E1684/22, foi retirada a proibição de pousos e decolagens à noite, “mediante coordenação prévia com o operador do aeródromo”, neste caso a Infraero. Com as ampliações, a Azul conta com duas linhas diárias de Passo Fundo a São Paulo, sendo uma delas noturna.
Novos horários
Lenta e gradativamente as restrições legais para as operações no Aeroporto Lauro Kortz foram diminuindo. Após a reabertura da pista, ainda estavam proibidas as operações de jatos e pousos e decolagens noturnas, menos para aeronaves militares ou exceções pontuais. Depois da liberação dos jatos e voos noturnos em junho, a Azul duplicou a oferta de voos entre o Aeroporto Lauro Kortz, em Passo Fundo, e Viracopos em Campinas, São Paulo, a partir do mês de setembro.
Com a novidade, uma aeronave a jato da Azul irá sair de Campinas com destino a Passo Fundo às 17h45, pousando às 19h15 no Lauro Kortz. No retorno, decola às 20h05 de Passo Fundo e pousa em Campinas às 21h30. Durante o dia, a Azul decola de Viracopos às 12h45 e chega em Passo Fundo às 14h20. No retorno, sai às 15h05 e chega em SP às 16h25. Todos utilizando o Embraer 195 para 118 passageiros.
Voos a noite
O retorno dos voos regulares à noite, uma prática antiga, favorece o deslocamento no final do expediente de São Paulo para Passo Fundo e, ainda, o inverso. Nos tempos da Rio Sul (Varig), a ligação entre Passo Fundo e Guarulhos era à noite. O avião partia de Guarulhos com escala em Passo Fundo e depois seguia para Porto Alegre.
Mais recentemente, a Azul mantinha um voo noturno, que vinha de Viracopos e chegava em Passo Fundo próximo da meia-noite. O avião pernoitava no Lauro Kortz e no início da manhã retornava para Campinas (Viracopos).