Em novembro, o conhecimento científico produzido pelos alunos da Rede Municipal de Educação será exposto e compartilhado com todos os passo-fundenses durante o 1º Festival de Ciência, Inovação e Tecnologia (FECIT).
A iniciativa, explica o prefeito de Passo Fundo, Pedro Almeida, tem o objetivo de explorar o potencial inovador e criativo dos estudantes das escolas de ensino infantil e fundamental do município. “O projeto pedagógico das escolas municipais tem contemplado uma série de ações voltadas à ciência e ao uso da tecnologia como ferramenta de ensino e aprendizagem. Agora, vamos compartilhar com a comunidade o trabalho desenvolvido internamente”, afirma Pedro.
Para o chefe do Executivo, o FECIT também se insere como ação propositiva dentro do programa das Cidades Educadoras, que tem entre seus objetivos promover a educação em todo o território do município, levando para fora das salas de aula o conhecimento e a produção dos estudantes.
“Fortalecer os vínculos entre as escolas municipais, os estudantes, suas famílias e toda a comunidade é uma ferramenta de levar o ensino para além dos muros escolares. O FECIT também vai cumprir esse papel, possibilitando um grande festival para a mostra do potencial da nossa rede de educação pública”, defende Pedro.
FECIT
De acordo com o secretário de Educação, Adriano Canabarro Teixeira, o FECIT ocorre entre os dias 22 a 25 de novembro, no Clube Juvenil. Com entrada franca, o Festival terá programações envolvendo tanto os alunos do ensino infantil quanto os do ensino fundamental.
“Este Festival está sendo pensado como um fechamento de todas as atividades que as nossas escolas desenvolveram ao longo deste ano, evidenciando as iniciativas que tenham relação com a ciência, a tecnologia e a inovação”, complementa o secretário.
Teixeira reforça ainda que os painéis e a programação completa do FECIT ainda estão sendo construídos pela Secretaria de Educação.
“Mas, posso antecipar que serão dedicados a socialização de projetos como o Cidadania Global, Pensamento Científico e Cultura Digital, cujos temas já integram os planos de trabalho das nossas instituições de ensino”, aponta ele, acrescentando que ainda estão previstas atividades como a promoção de um campeonato de games, contação de histórias, experiências makers, interações artísticas e shows culturais.