Os PAPIs do Aeroporto Lauro Kortz em Passo Fundo voltam à cena. Depois de uma longa novela para instalação, aferição em voo e liberação, as já famosas luzes tiveram uma pane. Na sexta-feira (14) da semana passada, o conjunto instalado na lateral da cabeceira 09 apresentou um problema e está inoperante. Na mesma data, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo publicou o NOTAM E3156/22, referente ao equipamento da cabeceira 09, aquela que fica no sentido do centro da cidade. Através da sigla U/S (não utilizável), o PAPI está fora de serviço. A solicitação partiu da Infraero, administradora do Aeroporto. De acordo com a publicação disponibilizada pela AISWEB do DECEA, o equipamento fica fora de uso de 14/10 a 14/11/2022. Porém, isso não significa que permanecerá inoperante por 30 dias, pois a expectativa é por uma solução nas próximas horas.
Operações
O PAPI da 09 pifou e passa por manutenção. De acordo com o gestor do aeroporto, Waldecy Rodrigues, a questão operacional “fica ao critério dos comandantes”, que optarão pela aproximação final sem o indicativo ou pela outra cabeceira. Sobre a falha, disse que “é necessária uma mera troca de lâmpada”. A solicitação de um prazo maior (30 dias) é por simples prevenção para evitar novos prazos. Também disse que o material, recentemente colocado em operações, está na garantia. Na segunda-feira, 17, a empresa responsável pela instalação preparou as possíveis opções de materiais para reposição. Assim, o técnico já chega com o material e agiliza a manutenção. Isso deve ocorrer já nas próximas horas. Após o reparo, um novo NOTAM será solicitado recolocando o PAPI em operação. Como o equipamento dificilmente será retirado ou movimentado, não será necessária uma nova aferição em voo.
A orientação das luzes dos PAPIs
Os Precision Approach Path Indicator, os propalados PAPIs chegaram com atraso, apresentaram problemas técnicos e atrasaram a liberação da pista após obras de reparos melhorias. São dois conjuntos de luzes que permitem a visualização de uma rampa ideal da aproximação final ao toque. Com lâmpadas vermelhas e brancas, permite uma leitura visual do ângulo de descida indicando se está acima ou abaixo dessa linha ideal.