Após implementar a primeira etapa do projeto de embelezamento seguro, de ruas e avenidas, em Passo Fundo, a RGE executa nova fase, no mês de outubro. Ocorre agora a substituição gradativa de árvores, visando a segurança dos cidadãos, das instalações e o reordenamento da arborização urbana. As ações, em parceria com a prefeitura municipal, já plantaram mais de 500 mudas no últimos anos, com previsão de continuidade das ações de plantio, para 2023.
A RGE disponibiliza mudas adequadas às equipes técnicas do poder público municipal, que direcionam o planejamento e implementação. Em áreas afastadas da rede de energia elétrica são criados espaços amplos de recomposição florestal com exemplares de grande porte. Atenção especial é dispensada na escolha de espécies implantadas sob a rede de energia elétrica, priorizando as de menor porte.
No processo de substituição, a RGE identifica aquelas que se enquadram no perfil crítico para risco de interferência e em desacordo com as infraestruturas urbanas. Só são substituídos os exemplares autorizados pelo poder público municipal.
Investimentos
A Empresa ampliou os investimentos do Programa em 2022, para R$ 2,2 milhões. Em 2021 foi investido R$ 1,8 milhão entre os mais de 26 municípios parceiros. O analista de meio ambiente da RGE, Eduardo Kehl, afirma que “O Programa Arborização + Segura leva, também, benefícios como sombreamento e melhoria da qualidade do ar, controle da temperatura urbana e redução da poluição visual.”