“Ela sempre gostou muito de ensinar, nunca pensou em outra coisa”

Daniela Brasil recebeu o título de Professora Emérita do Município em 2022

Por
· 1 min de leitura
Reconhecimento pelos 16 anos dedicados ao ensino foi entregue na quarta-feira (18). (Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal)Reconhecimento pelos 16 anos dedicados ao ensino foi entregue na quarta-feira (18). (Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal)
Reconhecimento pelos 16 anos dedicados ao ensino foi entregue na quarta-feira (18). (Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal)
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Foi ainda durante a infância que a educadora Daniela Brasil já manifestava o interesse por aquilo que escolheria, anos depois, para converter em propósito de carreira. Desde muito jovem, relembra a mãe Maria Zilse Brasil, ela sabia que queria dedicar os dias para alfabetizar crianças e contribuir para a formação educativa dos adolescentes. 

Assim, Daniela ingressou na rede municipal de ensino de Passo Fundo em 2006 para estabelecer a conexão entre os alunos e o saber na Escola do Hoje. “Desde criança ela sempre gostou muito de ensinar e nunca pensou em outra coisa, sempre foi ser professora”, conta Dona Zilse em uma conversa com o jornal O Nacional na quinta-feira (19). 

Um dia antes, em 18 de outubro, ela subiu ao palco no Auditório da Universidade de Passo Fundo (UPF) para receber, em representação da filha internada por problemas de saúde, a medalha de Professora Emérita 2022 entregue pelas mãos do prefeito Pedro Almeida. “Foi bonito, emocionante. Mas, é claro, nós gostaríamos que ela estivesse lá”, disse a matriarca entre lágrimas. 

No mês, que também celebra o ofício da docência lembrado no dia 15, o reconhecimento à educadora é uma maneira de homenagear a dedicação ao ensino, conforme mencionou o chefe do Executivo passo-fundense. “Conheço a Daniela há muito tempo e sou grato por todo o trabalho que ela desempenha. Tenho certeza que a distinção é muito merecida por toda a história na rede pública, pelas milhares de crianças e adolescentes que ajudou a formar com a sua vocação”, considerou Almeida. 

O nome da educadora, sugerido pelos próprios colegas de magistério, une-se agora aos, pelo menos, outros 14 pedagogos condecorados com o título pela trajetória de 16 anos dedicados às salas de aulas dos educandários municipais e onde, há quatro anos, assumiu como diretora da Escola de Ensino Fundamental Coronel Lolico. “Ela é muito querida pelos colegas e um ser humano que faz as coisas com prazer para a escola. Ela ama a educação”, ressaltou Dona Zilse. “Como diretora, procurou envolver toda a comunidade escolar nas questões voltadas à escola. Dinamismo, determinação e luta pela educação básica marcam a sua trajetória profissional”, destacou a Prefeitura Municipal por meio de nota. 

Gostou? Compartilhe