Largo da Literatura recebe obras de revitalização

Projeto arquitetônico e urbanístico desenvolvido para o local prevê, entre outras ações, a recuperação da árvore das letras e dos túneis da literatura, além de nova iluminação para ampliar a segurança na região

Por
· 1 min de leitura
Área fica entorno do prédio da Escola das Profissões. (Foto: Michel Sanderi) Área fica entorno do prédio da Escola das Profissões. (Foto: Michel Sanderi)
Área fica entorno do prédio da Escola das Profissões. (Foto: Michel Sanderi)
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Junto com a inauguração do prédio em que serão realizados diversos cursos do programa Escola das Profissões, o Largo da Literatura, na avenida Brasil, esquina com a Ângela Preto, receberá obras de revitalização. O local receberá um sistema moderno de iluminação pública e de câmeras de videomonitoramento, e também a criação de um espaço de lazer e convivência.

A primeira etapa da obra foi a remoção da edificação que abrigava alguns projetos de incentivo à leitura e que já estavam sendo absorvidos pela Biblioteca Pública Municipal Arno Viuniski. “Agora, vamos iniciar a recuperação da árvore das letras e dos túneis da literatura, que são importantes ativos históricos e turísticos de Passo Fundo. Com o projeto de revitalização do espaço, estes monumentos vão ser valorizados e inseridos em novas ações culturais e pedagógicas”, argumentou o prefeito Pedro Almeida.

O secretário Municipal de Planejamento, Giezi Schneider, explicou que, além da modernização do sistema de iluminação, também estão sendo instalados novos bancos e lixeiras para garantir um ambiente de convivência à comunidade.

 “A intenção do Executivo é qualificar a região, melhorando as condições de segurança e o equipamento público para a população. A Escola das Profissões se instalando em um prédio neste local já demonstra essa preocupação do prefeito. Agora, com este projeto de recuperação dos monumentos literários, todo o Largo será transformado em um espaço para as pessoas usufruírem”, resumiu Schneider.


Concurso cultural

Para ampliar a interação da comunidade com o espaço público, a Secretaria Municipal de Educação propôs aos estudantes da EMEF Daniel Dipp, a primeira a receber uma unidade do Laboratório de Aprendizagem Criativa (LAC), que desenvolvessem um projeto de valorização do túnel da literatura e da árvore das letras.

 “Queremos potencializar os processos criativos e de inovação de nossa comunidade escolar a partir de intervenções em equipamentos públicos. De muitas formas, esta atividade envolvendo uma solução criada pelos alunos representa uma ação de cidade educadora e contribui para nosso objetivo de ser referência em ensino público de qualidade por meio da ciência, da tecnologia e da inovação.”, argumentou o secretário da pasta, Adriano Canabarro Teixeira.

Gostou? Compartilhe