Nesta semana, novas turmas dos cursos de qualificação oferecidos pela Prefeitura de Passo Fundo, através do programa Escola das Profissões, iniciaram as atividades de aprendizagem nas estações em que estão sendo realizadas as capacitações.
O prefeito, Pedro Almeida, comemorou o interesse da comunidade em aderir ao programa de formação profissional construído pela Administração e reforçou que novas oportunidades serão abertas para ampliar o número de participantes nas ações. “Vamos seguir abrindo novas edições dos cursos para que cada vez mais pessoas possam se profissionalizar. Acreditamos muito nesta Escola das Profissões”, afirmou.
Uma das turmas que iniciou as atividades, nessa segunda-feira (24), foi a de Corte e Costura. Uma das instrutoras, a professora Nadir Parnoff, trabalha há mais de 20 anos formando costureiras em Passo Fundo. Para ela, esta capacitação profissional oferecida gratuitamente pela Prefeitura é a “porta de entrada para o mercado de trabalho”.
“Ajudei a formar muitas costureiras profissionais que, atualmente, estão exercendo sua atividade em muitos espaços. Acredito que a qualificação é muito importante e esse curso da Prefeitura vem preencher uma demanda que havia em nossa cidade”, disse ela.
Além de servir como um aperfeiçoamento para as pessoas que já atuam no setor têxtil, este curso da Escola das Profissões também está atraindo quem dispõe a empreender e a investir em novas fontes de renda. É o caso do artista plástico,
Claudio Marques. Há 30 anos trabalhando como artista plástico, ele conta que tem executado diversas peças de figurinos e cenários para produções artísticas e culturais. “Mas, eu não sei costurar e isso acaba sendo um problema, porque preciso terceirizar parte da produção. Quando fiquei sabendo do curso, me inscrevi para aprender uma atividade nova e também agregar o corte e a costura aos serviços que presto”, relatou Marques, bastante animado com a formação. “Estou com uma grande expectativa em relação aos aprendizados. E o fato de o curso ser gratuito também é uma questão importante, porque permite que mais pessoas acessem a formação”.
Conforme o prefeito, a Escola das Profissões tem se consolidado como um programa estruturante da Administração, tornando possível, a partir dele, incentivar a geração de novos empregos e o aumento da renda das famílias. “Tenho dito com frequência que o emprego é a melhor política social que podemos desenvolver, porque é através dele que emancipamos as pessoas e permitimos que elas possam progredir em suas vidas. O progresso de cada passo-fundense representa um avanço para todo o município”, resumiu Pedro.
De acordo com a coordenadoria da Escola das Profissões, em três edições do programa, mais de 1.700 pessoas se inscreveram em 32 cursos oferecidos nas áreas de tecnologia, estética, saúde, têxtil, gastronomia, educação, comércio e serviços.