Rodrigo Ávila será o maestro da Escola Pública de Música Yamandu Costa da Prefeitura

Falta pouco para o início das atividades da Escola Pública de Música Yamandu Costa. A iniciativa está em fase final de implementação e, em breve, passará a promover a cultura e transformações […]

Por
· 3 min de leitura
Foto: Divulgação/PMPFFoto: Divulgação/PMPF
Foto: Divulgação/PMPF
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Falta pouco para o início das atividades da Escola Pública de Música Yamandu Costa. A iniciativa está em fase final de implementação e, em breve, passará a promover a cultura e transformações sociais a crianças e adolescentes. Com os instrumentos já adquiridos e as quatro escolas que centralizarão as aulas em adaptação, a Prefeitura apresentou, na quarta-feira (26), o maestro do projeto: Rodrigo Ávila terá a missão de coordenar as atividades.

Para o prefeito, Pedro Almeida, a nomeação de Rodrigo, que aconteceu a partir de um edital com participação pública, sustenta a representatividade que a Escola de Música terá para a vida dos jovens passo-fundenses. “É com alegria que teremos à frente deste projeto um músico que, além da sua maestria, contribuiu com o futuro de tantas pessoas por meio da música. Tenho certeza de que teremos muitos talentos sendo formados em nossa cidade”, afirmou através de um comunicado de imprensa.

Rodrigo Ávila dirigirá os professores e as demandas pedagógicas. Também será responsável por gerenciar grupos artísticos que poderão surgir a partir das aulas, como orquestras, bandas e cameratas. Ele destacou a relevância da Escola Pública de Música Yamandu Costa e os desafios que serão assumidos. “Para mim, é uma honra ser encarregado deste projeto histórico para a cidade de Passo Fundo como maestro. É um grande desafio, mas creio que, juntos, concretizaremos um sonho de levar o acesso à música através de um trabalho comprometido e uma educação musical de qualidade, despertando novos talentos. Parabéns ao Prefeito Pedro Almeida e a toda a gestão que está atuando para que tudo aconteça”, disse.

Natural de Passo Fundo, Rodrigo Ávila iniciou uma trajetória na música ainda na infância, aos nove anos. Concluiu o bacharelado em Música pela Universidade de Passo Fundo no ano de 2002 e, desde então, se dedica a ensinar. Em sua trajetória, coordenou muitos projetos, inclusive, dois com um propósito semelhante ao da Escola Pública de Música: a orquestra do Sesi da cidade de Marau, onde é maestro há 11 anos, e a orquestra Beija-Flor, do Lar Emiliano Lopes, que, até 2017, acolhia institucionalmente jovens em situações de vulnerabilidade. “São duas iniciativas com significado de transformação cultural e social e que fizeram da música uma ferramenta de comunicação de crianças e adolescentes com a sociedade. Elas trazem essa semelhança social, cultural e de educação musical com a Escola de Música Yamandu Costa, que já vem com um nome internacional”, destaca.


Conheça o projeto

Quatro escolas de Ensino Fundamental foram selecionadas para receber as aulas de música. São elas: Senador Pasqualini, Cohab Secchi, Benoni Rosado e Wolmar Salton. A escolha dessas instituições foi realizada com a divisão da cidade em quatro quadrantes, conforme explica o secretário de Educação, Adriano Canabarro Teixeira.

“Uma escola em cada quadrante foi definida para acolher o projeto. Entretanto, ele deverá acolher alunos de outras escolas, inclusive da rede estadual de ensino ou instituições assistenciais, uma vez que se organiza a partir de uma dimensão de cidade educadora e, como tal, tem o território como espaço de ação”, enfatiza.

Os estudantes que tiverem interesse em fazer parte da iniciativa terão acesso a quatro modalidades de ensino de música, que contemplam instrumentos de cordas, cordas friccionadas, percussão e sopro. Para isso, entre as segundas e quintas-feiras de cada semana, quatro professores, em sistema de rodízio, irão até as escolas selecionadas para ministrar as aulas.

Conforme explica Adriano, na sede da Escola de Música Yamandu Costa, localizada no Parque da Gare, será realizado um trabalho específico e aprofundado com os alunos que apresentarem maior aptidão nas escolas do quadrante. “Nas sextas-feiras, os alunos que se destacarem vão poder estar no conservatório para compor conjuntos musicais formados por crianças e jovens da rede pública de educação”, enfatiza.

Os instrumentos já foram adquiridos e o maestro definido. As escolas estão em processo de adaptação da infraestrutura para abrigar as salas de música. O início das atividades nas escolas acontecerá assim que os professores e auxiliares forem contratados, cujo processo de seleção está em andamento via edital público.



Gostou? Compartilhe