Passo Fundo é destaque em prêmio do Programa Primeira Infância Melhor

Alice Pereira da Silva, que atua na rede municipal, produziu o relato vencedor e foi escolhida a melhor visitadora do PIM no Estado

Por
· 1 min de leitura
Foto: Divulgação/PMPFFoto: Divulgação/PMPF
Foto: Divulgação/PMPF
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A Prefeitura de Passo Fundo foi premiada, na segunda-feira (7), na 12a edição do Prêmio Salvador Celia, que reconhece ações de cuidado com as crianças, através do Programa Primeira Infância Melhor (PIM).

O evento, promovido pelo Governo do Estado, contou com a presença da secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann, do prefeito de Passo Fundo, Pedro Almeida, autoridades ligadas à saúde e equipes que atuam no Programa Primeira Infância Melhor.

A premiação foi conquistada por Alice Pereira da Silva, que atua na equipe das Secretarias Municipais de Saúde e de Assistência Social e produziu o mais bem pontuado relato de experiência referente às ações presenciais no território em benefício da primeira infância. Ela também foi escolhida a melhor visitadora do PIM no Estado.

“O prêmio valoriza um trabalho sério, comprometido, que vem ao encontro do que queremos para a saúde pública. Um importante reconhecimento aos trabalhadores que fazem a diferença no dia a dia de muitas famílias e promovem a verdadeira transformação social”, observou o prefeito Pedro.

O secretário adjunto de Saúde, Luís Schneider, lembrou que o trabalho dos programas de atenção à primeira infância envolvem também as secretarias de Cidadania e Assistência Social e Educação. “O prêmio demonstra o comprometimento da gestão pública e dos colaboradores das secretarias de Saúde, de Cidadania e Assistência Social e de Educação, que trabalham no Programa Primeira Infância Melhor. Neste ano, conseguimos ultrapassar a meta de visitas, chegando a mais de 130”, observou.

Os projetos Primeira Infância Melhor e Criança Feliz compõem juntos uma estratégia de política pública que tem como finalidade realizar visitas domiciliares para gestantes e crianças de até 6 anos de idade que estão em situação de vulnerabilidade social, sendo financiados pelos Governos Estadual e Federal, respectivamente. Os projetos buscam, por meio de atividades lúdicas, brincadeiras e diálogos, gerar o desenvolvimento integral das crianças, fortalecimento dos vínculos familiares e o atendimento em rede de forma conjunta entre as Secretarias da Saúde, da Educação e de Assistência Social.

Alice Pereira da Silva é estudante de Psicologia da Universidade de Passo Fundo e contratada como estagiária dos programas citados. “Receber o Prêmio Salvador Celia é o resultado de um trabalho que traz sentido para os meus dias, que é trabalhar em prol de uma sociedade mais inclusiva e igualitária. Além de garantir o desenvolvimento do aprendizado das crianças, promove junto às famílias um espaço de visibilidade, cuidado e afeto”, afirmou Alice.



Gostou? Compartilhe