Prefeitura de Passo Fundo apresenta na Google ações do plano de combate às desigualdades educacionais

Entre os projetos destacados estão a Cyberliga, o Centro Pós-Covid e a Avaliação Diagnóstica. Para o prefeito, Pedro Almeida, os investimentos em educação garantem “avanços para toda a rede municipal de ensino e podem servir de modelo para outros municípios brasileiros”

Por
· 2 min de leitura
Foto: Divulgação/PMPFFoto: Divulgação/PMPF
Foto: Divulgação/PMPF
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

As iniciativas da Prefeitura de Passo Fundo no enfrentamento às desigualdades educacionais têm sido reconhecidas e valorizadas em diferentes regiões do Brasil.

Depois de apresentar os resultados de programas como a Avaliação Diagnóstica e o Centro Pós-Covid aos professores da Rede Municipal de Educação do município cearense de Sobral, conhecido nacionalmente por apresentar o melhor Índice da Educação Básica (IDEB) em todo o país; e destacar as iniciativas em uma reunião com os diretores técnicos da Google Cloud, em São Paulo; o prefeito, Pedro Almeida, participou, na segunda-feira (21), de um workshop sobre o assunto, novamente na Google, acompanhando a apresentação feita pelo secretário Municipal de Educação, Adriano Canabarro Teixeira.

Na abertura da atividade, o prefeito destacou a importância de projetos como o Centro Pós-Covid, a Avaliação Diagnóstica e a Cyberliga como instrumentos para o enfrentamento das desigualdades educacionais, acentuadas pela pandemia de Covid-19. “Nós optamos por investir e acreditar no potencial de transformação da educação. Por isso, nossos esforços têm sido no sentido de avançar em um plano estratégico de combate às desigualdades.

Os resultados já estão sendo observados e a nossa expectativa é que tenhamos ainda mais sucesso nos próximos períodos”, comentou Pedro, agradecendo aos diretores e técnicos da Google Cloud pelo espaço oferecido à Prefeitura de Passo Fundo. “Sabemos o quanto a Google tem proporcionado um debate sobre a educação em todo o país e ficamos muito satisfeitos em poder compartilhar as nossas experiências com a empresa”.

O prefeito aproveitou ainda para reiterar a confiança e a credibilidade depositada no secretário de Educação e em toda a equipe da Secretaria Municipal de Educação. “A dedicação coletiva é o que tem nos assegurado não apenas a conquista de bons resultados no enfrentamento às desigualdades educacionais, mas também a oportunidade de levar essas experiências para outras regiões do Brasil”, declarou Pedro.

Participando online do workshop, o prefeito também falou da parceria com a Google em programas como a Escola das Profissões. “Nosso desafio é fazer com que a inovação esteja presente no dia a dia desse nosso projeto, que tem a missão de preparar os estudantes para um mercado de trabalho cada vez mais dinâmico. Juntos com a Google tenho certeza de que avançaremos muito neste sentido”, defendeu.

Na sede da Google Cloud, em São Paulo, o secretário de Educação apresentou o Plano de Combate à Desigualdade Educacional aos secretários de Educação e gestores dos municípios de Caxias, Bento Gonçalves, Sapiranga, Marau, Xangri-lá, Nova Petrópolis e Guaíba. Além de destacar o Centro Pós-Covid como uma das ações práticas do Plano, o secretário e a equipe da SME também apresentaram as iniciativas pedagógicas da Cyberliga e para a tomada de decisões sobre os projetos, por meio da Avaliação Diagnóstica.

Para Teixeira, as ferramentas digitais são elementos estratégicos para o levantamento das demandas pedagógicas da rede, das escolas, das turmas e dos alunos, o que é possível através da avaliação diagnóstica. “A partir disto, é possível realizar um planejamento personalizado de ações de enfrentamento de tais demandas e, por fim, para a execução destas estratégias com qualidade e para o maior número possível de alunos, no qual a Cyberliga tem papel estratégico”, afirmou.

A coordenadora Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação e Cultura Xangri-lá, Paula Fogaça Marques Abrahão, destacou que o evento na Google Cloud foi excelente para conectar experiências e ampliar o conhecimento sobre ações pedagógicas que impactam no combate às desigualdades educacionais. “O case de Passo Fundo inspirou e motivou a nossa equipe de Xangri-lá a fazer mais e melhor. O evento foi muito significativo, pois a temática apresentada de maneira leve e criativa trouxe caminhos para nossos desafios diários. Conhecendo a experiência de Passo Fundo conseguimos ver, vivenciar e trazer luz para este túnel”, reforçou Paula.



Gostou? Compartilhe