Impulsionadas pela Black Friday, estabelecida no calendário para ocorrer na última sexta-feira do mês de novembro, as vendas no comércio de Passo Fundo deverão crescer de 2% a 5% com os valores promocionais praticados no período em que os consumidores aproveitam para adquirir, sobretudo, produtos eletrônicos e antecipar a lista de presentes de Natal.
Conforme mencionou a vice-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) do município, Sueli Morandi Marini, a data que inaugura a temporada de compras natalícias se tornou estratégica para os lojistas incrementarem as receitas. “Ele é mais característico e com maiores resultados dentro da linha branca. Ou seja, eletros e eletrônicos que fazem uma campanha em conjunto com as empresas. Com isso, conseguem fazer uma promoção com descontos maiores e prazos melhores porque, normalmente, são empresas de mínimo de médio e grande porte”, explicou.
Entre os setores de confecção e calçados, observou Sueli, existe um período em desenvolvimento maior na Black Friday. “O empresário precisa, através das suas redes sociais, atrair o seu consumidor. São elementos dos quais ele precisa estar utilizando para conseguir, então, um maior resultado”, orientou a vice-presidente da CDL. “As vendas online fazem com que o consumidor busque as informações, mas há um resultado também nas lojas físicas”, afirmou.
Comércio eletrônico
A partir da publicação de ofertas sedutoras no comércio eletrônico, o consumidor precisa estar atento para não cair em fraudes, alertou Sueli. “Ele compra, às vezes, um produto e recebe outro ou nem recebe”, lembrou ao aconselhar a pesquisa de preços antes de finalizar a transação para pagamento.
A recomendação é a mesma emitida pela cartilha do Procon-RS, que sugere ao comprador saber exatamente o que quer adquirir através de uma busca de mercado sobre o valor médio do produto fora da época da promoção, já que o objetivo é conseguir adquiri-lo com desconto real.
Para os lojistas, a orientação é deixar sempre as informações claras e precisas, para que o consumidor não tenha dúvidas quanto às informações básicas sobre preço, itens que compõem o produto, condições de troca, prazo de entrega, garantia contratual, entre outros dados essenciais.
Em relação à entrega de mercadorias, a loja é obrigada a informar a previsão de cumprimento do contrato. Quando ela descumpre o prazo que ela mesma determinou, os consumidores devem acionar a empresa por meio do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), ressaltou o documento. “Hoje em dia, é comum que as grandes empresas possibilitem a instituições de menor porte fazerem vendas em seus portais. Se adquirir produtos destas empresas parceiras, faça toda tratativa e conversa com fornecedores dentro da mesma plataforma. Desconfie se você for redirecionado para outro site ou aplicativo”, atentou a cartilha do órgão.
A Associação Brasileira do Comércio Eletrônico estima que a Black Friday movimentará, este ano, em torno de R$ 6,05 bilhões no comércio online nacional, com um total de 8,3 milhões de pedidos.