Faltando menos de dois dias para o início das festividades do Natal Ecológico do Boqueirão Legal, as tradicionais peças natalinas feitas a partir de garrafas PET têm tomado o espaço da Praça Antônio Moretti e ganhado seus últimos retoques. A abertura do evento acontece no próximo domingo (27), a partir das 19h30min, com uma programação que se estende por mais 40 dias.
A arte do Natal
São cerca de 30 pessoas envolvidas no processo de montagem e manutenção da Praça do Boqueirão Legal. No entanto, é em um processo totalmente manual que a artesã Neri Terezinha Selvão tem trabalhado nos últimos meses na revitalização de antigas peças e na confecção de novas. Entre bonecos de neve, o Papai e da Mamãe Noel, anjos, pinheiros e até o próprio presépio que abriga o menino Jesus, são mais de 40 peças feitas a partir de material reciclável. Neste ano, a novidade vem por meio das queridas renas e o trenó do Papai Noel, confeccionados do zero para este Natal 2022.
Há nove anos envolvida na arte de criação e revitalização das peças, Neri Selvão conta que é um prazer muito grande trabalhar junto ao Natal Ecológico, tanto pelo espírito natalino quanto pelo intuito sustentável da proposta. "Meus netos estiveram comigo na maior parte do processo e muitas vezes quando a gente saía, eles viam alguma garrafa PET e me diziam: Olha só, vó, pro Natal!", relatou a artesã. "Há esse sentimento de sustentabilidade, é muito bom", completou. Desde março envolvida com as peças, Neri passou parte do ano acompanhando seu pai no hospital. Lá, sua maior companhia foram as garrafas e os materiais de trabalho. "Eu chegava lá com as garrafas e o pessoal questionava o que era tudo aquilo", riu ao contar.
A arrecadação dos PETs aconteceu com a ajuda do público externo e em 20 dias teve a meta de 5 mil garrafas batida. A intenção é de que até amanhã (26) a montagem da decoração esteja concluída, sendo necessário a partir de agora apenas retoques e detalhes nos enfeites mais delicados, como o de flores, além da instalação das luzes, que será ligada na noite de abertura. A presidência da Associação Boqueirão Legal, empresários apoiadores e a Prefeitura de Passo Fundo estimam que os custos para realização do Natal será de cerca de R$ 60 mil.
Programação
Depois de dois anos sem programação festiva devido a pandemia, a partir do dia 27 de novembro todas as noites serão contempladas com atividades voltadas, principalmente, às crianças, além da venda de alimentos e a presença de brinquedos infláveis. Com a volta do passeio de Maria Fumaça, este ano uma nova atividade de “Chute ao Gol” será realizada, onde as crianças poderão chutar uma bola no gol e quem acertar ganha um refrigerante.
Aos domingos, as tradicionais mateadas terão cerca de 10 grupos colorindo e alegrando a praça com apresentações artísticas, contemplando escolas de música do município e instituições como o IE e o Colégio Notre Dame Menino Jesus. Todas as apresentações irão culminar para o “Réveillon” do Boqueirão Legal, que acontece no dia 28 de dezembro, em uma quarta-feira. Até o momento, os shows de Ricardo Camargo e o conjunto Tchê Fandango estão confirmados.