Para marcar a conclusão de cursos profissionalizantes e de capacitação para o mercado de trabalho, a Prefeitura de Passo Fundo entregou, na noite de quarta-feira (7), certificados aos alunos que passaram pela Escola das Profissões. Mais de 800 profissionais receberam o diploma, que simboliza o reconhecimento do Município pela participação e um impulso para a carreira que escolheram.
A manicure Michele Stein, foi uma das pessoas que participou da Escola das Profissões e que esteve presente na cerimônia. Ela compartilha a experiência e a importância que o curso teve em sua trajetória profissional. "Eu vi o anúncio no Facebook da Prefeitura. Como eu tinha saído de uma empresa recentemente, queria trabalhar com algo que trouxesse rentabilidade e que eu pudesse fazer meu próprio horário. Fiz, então, o curso de manicure. Foi muito bom para mim", disse.
Depois de uma semana de encerramento do curso, Michele foi contratada por um salão de beleza, onde atua durante as tardes. Já pela manhã, atende clientes em domicílio. "É muito gratificante as pessoas amarem o nosso trabalho. Estou há três meses atuando com unhas e sigo aprendendo muito", relatou.
Para o prefeito, Pedro Almeida, criar oportunidades e transformar vidas a partir do trabalho são os objetivos da Escola das Profissões. "A vida é medida pelas oportunidades que a gente tem. Um curso de capacitação abre uma porta. E eu espero que o curso que vocês fizeram traga muitos frutos para o futuro. Quando escutamos experiências como a da Michele, temos a certeza de que estamos no caminho certo", mencionou.
Escola das Profissões
Os primeiros cursos da Escola das Profissões foram iniciados em agosto de 2022. Desde então, 32 cursos e 69 turmas foram abertas, atingindo um público de mais de mil alunos. Enquanto mais de 800 já concluíram, outros 200 seguem em aulas e aperfeiçoamento.
Conforme o secretário de Desenvolvimento, Diorges Oliveira, a Escola das Profissões também atende a uma demanda manifestada durante o programa Café com Emprego e que trata da capacitação profissional para o preenchimento de vagas disponíveis. "O Café com Emprego foi criado em 2021. E, na primeira edição, nós verificamos que precisávamos qualificar as pessoas para as vagas. Vocês que estão aqui passaram por este processo. Tiveram resiliência e vontade para que pudessem se qualificar. E temos uma notícia importante: duas das empresas que participaram da quinta edição do Café com Emprego, realizada no dia 1 de dezembro, já contrataram alunos da Escola das Profissões", afirmou.
O secretário de Educação, Adriano Canabarro Teixeira, destacou a importância de o Município oportunizar à população o acesso a cursos profissionalizantes. "Uma cidade educadora cuida da educação nas escolas, mas também cria oportunidade para que todos possam evoluir, gerar riquezas para si e para a cidade. O prefeito tem articulado um conjunto de programas que pensam no futuro das pessoas e de Passo Fundo, como é a Escola das Profissões", destacou.
E foi pensando no futuro que Gabriela Oliveira, que faz parte do Programa Apoiar e Comprometer (PAC) e do Mutirão de Limpeza dos Bairros da Prefeitura, ingressou na Escola das Profissões. Ela realizou o curso de recepcionista. "Eu soube dos cursos por meio da Secretaria de Cidadania e Assistência Social. Fui correndo, sem pensar duas vezes. São cursos maravilhosos e oportunidades únicas. Meu objetivo é crescer e, por isso, quero ter qualificação", enfatizou.
Durante a solenidade, o prefeito de Passo Fundo anunciou que, em 2023, o cronograma dos cursos será intensificado para permitir que mais vagas sejam oferecidas, ampliando também o número de participantes. Participaram ainda do evento os vereadores Evandro Meireles e Michel Oliveira, além de secretários Municipais e de representantes da CDL e do SINDUSCON, além de empresas parceiras e apoiadores do programa.