Durante a Sessão Plenária da tarde de quarta-feira (14), a Câmara Municipal realizou a eleição das próximas Mesas Diretoras do Legislativo de Passo Fundo. O vereador Alberi Grando (MDB) foi eleito presidente para o ano de 2023 e o vereador Wilson Lill (PSB) foi eleito presidente para a gestão 2024.
Ambas as disputas ocorreram com a inscrição de duas chapas.
Gestão 2023
Para a gestão 2023 foram inscritas a chapa 1, com Alberi Grando (MDB) – presidente, Nharan Vieira de Carvalho (União Brasil) - vice-presidente, Michel Oliveira (PSB) - 1º secretário; Leandro Rosso (Republicanos) - 2º secretário, Evandro Meireles (PTB) - 3º secretário e Gio Krug (PSD) - 4º secretário; e a chapa 2 com Ada Cristina Munaretto (PL) – presidente, Gleison Túlio Consalter (PDT) – vice-presidente, Rodinei Candeia (Republicanos) – 1º secretário, Eva Valéria Lorenzato (PT) – 2º secretário, Renato Tiecher (PSC) – 3º secretário e Ernesto dos Santos (PDT) – 4º secretário.
Com 13 votos a 7, a chapa 1 liderada pelo vereador Alberi Grando foi eleita e assume a gestão 2023. Grando substituirá o vereador Evandro Meireles (PTB), que deixa o cargo após um ano de gestão. A data da posse deve ser divulgada nos próximos dias.
Inserido na política desde meados de 1980, ocupando o cargo de secretário de saúde por três vezes e eleito vereador, também pela terceira vez, Grando se diz orgulhoso pela eleição e garante aplicar toda a experiência de sua trajetória durante sua gestão como presidente do Legislativo. “Fico muito orgulhoso por ter sido eleito pelos meus colegas vereadores e isso é resultado de um trabalho que sempre fiz, sem pensar em ambição pessoal, mas sim, pensando sempre em levar um bom serviço para a comunidade e é desta mesma forma que daremos sequência ao trabalho como presidente desta Casa”, salientou.
Grando lembrou que como presidente da Câmara, seu trabalho como legislador se torna secundário, para dar prioridade a administração da Casa Legislativa. “Quando um vereador assume como Presidente de Mesa o seu trabalho como vereador é diretamente afetado, pois a parte legislativa, de fiscalização e de julgamento se tornam secundárias, já que a nossa atenção e preocupação se volta a administração da Casa, das receitas e despesas, porque a Câmara precisa que alguém oriente o que fazer e o que não fazer, como todos os presidentes vem trabalhando nos últimos anos e eu espero conseguir fazer isso de maneira eficiente”, explicou Grando, reforçando ainda, que o principal objeto do seu mandato será manter e garantir a autonomia e independência do Poder Legislativo, “pois é assim que temos que trabalhar, com autonomia e independência, pois nós vereadores somos os representantes da comunidade aqui dentro do Legislativo e é por isso que dizemos que aqui é a casa do povo”, finalizou.
Gestão 2024
Para o ano de 2024, também foram inscritas duas chapas. A chapa 1 integrada pelos seguintes vereadores: Wilson Lill (PSB) - presidente, Luizinho Valendorf (PSDB) – vice-presidente, Janaina Portella (MDB) – 1º secretário, Rafael Colussi (União Brasil) – 2º secretário, Leandro Rosso (Republicanos) – 3º secretário e Indiomar dos Santos (Solidariedade) – 4º secretário. A chapa 2 composta pelos vereadores: Regina Costa dos Santos (PDT) – presidente, Eva Valéria Lorenzato (PT) vice-presidente, Tadeu Moraes Trindade (PDT) – 1º secretário, Ada Cristina Munaretto (PL) – 2º secretário; Renato Tiecher (PSC) – 3º secretário, Claudio Rufa Soldá (PP) – 4º secretário.
Com 13 votos a 7, a chapa 1 liderada pelo vereador Wilson Lill foi eleita e assume a gestão 2024.
Lill agradeceu aos colegas vereadores pela confiança e se disse honrado por ter sido eleito presidente do Legislativo. “Essa talvez seja a maior honra que alguém possa alcançar, assumir o Legislativo ou o Executivo, e você presidir o Parlamento é assumir uma difícil arte de parlar, de conversar, mas com muita garra, vontade e, modéstia à parte, capacidade, conhecimento e hombridade, vou exercer esse trabalho”, afirmou, destacando que “essa é a tarefa e esse é o compromisso que assumo com a comunidade, com os colegas e que assumo comigo mesmo, de garantir o espaço da discussão e fazer com que a gente chegue nas melhores legislações, nas melhores propostas para que possamos entregar o melhor para a população de Passo Fundo. Sei que é um desafio muito grande, mas quando o objetivo é o bem da comunidade, vale a pena passar por ele”, finalizou.