Passo Fundo volta a registrar um óbito por coronavírus após dois meses

Número de vítimas fatais foi elevado para 815 no último boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde

Por
· 2 min de leitura
Desde o início da crise sanitária, 69.803 moradores foram contaminados pela Covid-19 (Foto: Marcelo Casal Jr./Agência Brasil)Desde o início da crise sanitária, 69.803 moradores foram contaminados pela Covid-19 (Foto: Marcelo Casal Jr./Agência Brasil)
Desde o início da crise sanitária, 69.803 moradores foram contaminados pela Covid-19 (Foto: Marcelo Casal Jr./Agência Brasil)
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Sem notificações de óbitos em decorrência do contágio por coronavírus desde o dia 5 de outubro, Passo Fundo voltou a registrar uma morte na última semana elevando para 815 o número de passo-fundenses que perderam a vida durante a pandemia.

Conforme indica o boletim epidemiológico, atualizado pela Secretaria Municipal de Saúde na quinta-feira (15), os casos ativos da doença também cresceram fazendo com que a pasta emitisse uma nota de alerta nesta segunda-feira (19). Ao contabilizar cerca de 900 casos ativos, dos quais 24 foram confirmados nas últimas 24 horas, a secretária municipal de Saúde, Cristine Pilati, afirmou que o fator balizador das ações adotadas pelo Município no enfrentamento do vírus é a gravidade dos casos. “A grande maioria das pessoas contaminadas apresenta sintomas leves. No entanto, seguimos avaliando com os hospitais o cenário e uma reunião do Comitê de Orientação Emergencial (COE) será realizada na próxima semana para uma avaliação da situação local”, comentou.

Desde o início da crise sanitária, 69.803 moradores foram contaminados pela Covid-19, segundo o painel da Secretaria Estadual de Saúde (SES), dos quais 67.728 se recuperaram da doença. Na última atualização dos números da pandemia a nível local, 15 residentes do município estavam internados em leitos clínicos, enquanto 9 pacientes de outras localidades da região foram transferidos para as unidades hospitalares de Passo Fundo e dois estavam sob cuidados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Vacinação

A recomendação é que a população reforce as medidas de higiene respiratória e complete o esquema vacinal. “Conseguimos subir e chegar a 58,7% das pessoas com todas as doses feitas. Quem está com dose atrasada pode procurar uma das 20 unidades que vacinam contra a Covid-19 para a atualização. Além disso, é necessário que alguns cuidados de higiene respiratória sejam mantidos, principalmente, pelos idosos e pessoas imunossuprimidas. A estes grupos, instruímos a utilização da máscara”, pontuou Cristine.

De acordo com a interface que monitora a evolução na imunização dos gaúchos, Passo Fundo já aplicou 94,6% das 519.067 doses encaminhadas à cidade, sendo que 6.857 munícipes foram vacinados com dose única.

Onde tem vacina

Público geral: Cais São Cristóvão, Cais Petrópolis, Cais Vila Luíza, Cais Hípica, Cais Boqueirão, Ambulatório de Especialidades, ESF Nenê Graeff, ESF Zachia, Ambulatório São José, ESF Donária/Santa Marta, ESF São Luiz Gonzaga, ESF Adirbal Corralo, ESF Planaltina, ESF São Cristóvão, ESF Adolfo Groth, ESF Jaboticabal, UBS Vila Nova, UBS Parque Farroupilha e Central de Vacinas.

ESF, UBS e ambulatórios: de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30

Cais e Central de Vacinas: de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h

Cais Petrópolis: de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h30, e nos sábados, das 8h às 11h30

Crianças e imunossuprimidos

Central de Vacinas, das 8h às 16h

Onde buscar atendimento

Com as mudanças no atendimento de Covid-19, todas as unidades de saúde do município passaram a atender e a realizar a testagem. Em caso de suspeita, a orientação é que seja buscado o local mais próximo da residência.


Gostou? Compartilhe