O tradicional Natal Solidário das Ocupações de Passo Fundo realizou dois dias de festas em cinco locais no último final de semana, reunindo mais de mil crianças. No próximo sábado (24) e domingo (25), será a vez das ocupações MST, Záchia e Aldeia Goj-Jur promoverem suas festas, com brincadeiras, doces, lanches e distribuição de brinquedos doados pela comunidade em geral e pelos organizadores.
As crianças das ocupações Valinhos, Bom Jesus e Leão Treze, Aldeia Indígena da Efrica e Vista Alegre comemoraram o Natal de forma diferenciada. Na ocupação Valinhos até plantio de mudas de árvores foi proporcionada, pensando também na questão ambiental. Paulo Cesar Carbonari, membro da coordenação geral da Comissão de Direitos Humanos de Passo Fundo, participou da festa e afirma que este é um trabalho importante que as ocupações de Passo Fundo têm feito, dando atenção para este público. “De alguma maneira é importante oportunizar para às crianças, cujas condições de vida são precárias e para as quais a vida é bastante difícil, um momento de encontro, brincadeira e celebração”, disse.
Os eventos são realizados há sete anos pelo Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM) – base Passo Fundo e lideranças dos bairros, com apoio de colaboradores.
Arrecadação de materiais escolares inicia em janeiro
Quem puder e quiser contribuir com as ocupações também pode fazer doação de materiais escolas e mochilas para as crianças das ocupações.
As arrecadações iniciam no início de janeiro de 2023. Ainda não foram divulgados os contatos, porém as doações já podem ser feitas diretamente nas ocupações.