Caravana de Natal já percorreu 4 mil km em 23 cidades

Cia da Cidade, grupo responsável pela caravana, traz além do teatro, artistas de circo, dança, música e artes visuais, incorporando o chamado “Novo Circo”

Por
· 1 min de leitura
Cia da Cidade foi fundada em 2005 a partir do teatro e hoje conta com multiartistas que agregaram música, artes visuais, dança e circo no chamado “Novo Circo”Cia da Cidade foi fundada em 2005 a partir do teatro e hoje conta com multiartistas que agregaram música, artes visuais, dança e circo no chamado “Novo Circo”
Cia da Cidade foi fundada em 2005 a partir do teatro e hoje conta com multiartistas que agregaram música, artes visuais, dança e circo no chamado “Novo Circo”
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Há três anos a Cia da Cidade assumiu o desafio de realizar a Caravana de Natal Grazziotin 2022, trabalho feito especificamente para o Grupo Grazziotin de Passo Fundo, que tem lojas espalhadas por todo o Rio Grande do Sul. O grupo percorreu 4 mil quilômetros desde o dia 30 de novembro deste ano, em 24 apresentações por 23 cidades gaúchas. As apresentações envolvem 12 artistas e cinco técnicos.

Nesta sexta-feira (23) acontece a última apresentação do ano e fecha com chave de ouro seu trabalho, já consagrado.

A Cia da Cidade é uma das mais tradicionais de Passo Fundo e nasceu em 2005 a partir do empenho de vários artistas como o ator, diretor e produtor de teatro Pieterson Duderstadt, que tem 30 anos de história dentro da arte e é diretor artístico da Cia da Cidade. Foi a partir de suas ideias que o grupo foi se transformando e hoje roda o estado com seus multiartistas. “A Cia é uma grande salada de frutas, misturamos todas as artes. Nosso chão é o teatro, mas nos especializamos em circo, dança, música, artes visuais e artes plásticas e disso saem nossos espetáculos. Eles acabam sendo coisas grandes, com pelo menos 30 artistas em cena”, conta o diretor, que saliente referências como o Grupo de Teatro Catalão La Fura dels Baus e o famoso Cique du Soleil, do Canadá.

Pieterson lembra de espetáculos como a abertura da 16ª edição da Jornada Nacional da Literatura de Passo Fundo, em 2017, com 150 artistas em cena. Este ano o evento Encanta Marau, na cidade vizinha, 100 multiartistas, de todas as áreas estiveram em cena. “Trabalhamos muito com musicais e no gap da pandemia o Brasil ficou pujante de musicais e nos inspiramos muito nisso para fazer nosso trabalho.

O Novo Circo

Por mais de 15 anos Pieterson coordenou todos os projetos artísticos da Universidade de Passo Fundo (UPF), passando por grupos como Viratrânsito e Viramundos. “Viemos de um trabalho na UPF, com o teatro como base e fomos nos especializando em outras áreas.  Hoje a características principal da Cia é trabalhar com todas as artes no chamado Novo Circo’”.

A produtora da Cia da Cidade, Naiara Cavalheiro, lembra que o trabalho é intenso. “Eles selecionam as cidades e nós vamos percorrendo os bairros me levando nosso trabalho para as pessoas”, conta.

Cidades por onde a Caravana de Natal Grazziotin 2022 esteve: Veranópolis, Bento Gonçalves, Caxias do Sul, São Leopoldo, Sarandi, Frederico Westphalen, Palmeiras das Missões, Tupanciretã, Julio de Castilhos, Santa Maria, São Gabriel, Bagé, Santana do Livramento, Alegrete, São Borja, São Luiz Gonzaga, Passo Fundo, Vacaria, Lagoa Vermelha, Ibirubá, Espumoso, Soledade e Marau.

 

Gostou? Compartilhe