Festividades de Natal voltam a iluminar Passo Fundo após dois anos de pandemia

Por
· 4 min de leitura
Foto: Isabel Gewehr/ONFoto: Isabel Gewehr/ON
Foto: Isabel Gewehr/ON
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Com a proximidade do 25 de dezembro, lentamente pequenos pontos de luz passaram a colorir as ruas, prédios e casas de Passo Fundo, preenchendo toda a cidade com a conhecida magia provocada pelo bom velhinho. Com a instalação das decorações de Natal, os eventos e atividades que tradicionalmente marcam os Natais passo-fundenses retornaram após dois anos apagados devido à pandemia.


Magia sobre rodas 

Com passeios que variam de meia hora a quarenta minutos, quem embarcou em algum dos três trenzinhos de Maria Fumaça que circulavam por Passo Fundo neste último mês, pôde viajar pelos principais pontos culturais e avenidas da cidade. Tudo isso, acompanhado de música e personagens como o Papai e Mamãe Noel e duendes.

Uma dessas viagens foi embalada pelo Tin Tin do Grupo Grazziotin e o Grupo Companhia da Cidade, que com seus trajes verdes, amarelos e vermelhos desejavam um feliz e abençoado natal pelas janelas do bondinho. Para a atriz e produtora Mara Cavalheiro, que esteve à frente do trem desde o início do mês, interagir com crianças e adultos após dois anos afastados traz sentimentos que dinheiro algum conseguiria pagar. “A realização das pessoas, delas estarem se envolvendo nesse clima de Natal, um momento que as pessoas estão sensíveis. E como saímos de uma pandemia, estamos necessitados desse tipo de coisa”, relata ela. “Estamos todos carentes desse aconchego, da gente poder abraçar eles com um pouco de cultura”, comenta. 

Foto: Isabel Gewehr/ON

Esse abraço se concretiza enquanto Mara e seus companheiros Pedro Falcão e Marcelo Machado atravessam o bairro Boqueirão, a Avenida Presidente Vargas ou a área central da cidade. Entre tantas ruas, é aos fundos do Quartel do 3° RPMon de Passo Fundo, em uma casa de esquina, que Mara relata sobre o garoto que sempre ergue o braço e aparece à janela para receber o bondinho, alegre e desejando um feliz natal em resposta a música natalina que preenche os arredores. “Ele sempre está à nossa espera. Sempre aparece nessa janela e nos dá tchau. É inacreditável”, expressa emocionada a artista.

Circulando das 16h às 20h, os rostinhos que entram e saem do Tin Tin parecem se repetir, em uma animação que transforma os pequenos e seus pais em clientes fiéis. Passando de crianças a adolescentes, os adultos também tomam conta dos trenzinhos, muitos deles, contagiados por memórias da infância. “Muitas pessoas de mais idade vem sozinhas e comentam que lembram do tempo que a Grazziotin tinha um bondinho. Agora, retornando, parece que voltaram no tempo, é a mesma sensação que eles tinham antigamente”, conta Mara. 


Tin Tin

Durante a década de 80 e os anos 2000, o Grupo Grazziotin possuía uma carretinha puxada por um tratorzinho, circulando pela cidade não só em épocas natalinas, mas durante todo o ano em passeios com as crianças. Deteriorado pelo tempo, foi só em 2021 que o grupo resolveu reviver a ação em um período que nenhuma outra ação de Natal estava sendo realizada em Passo Fundo.



Maria fumaça cultural 

Acompanhado do Tin Tin, a Prefeitura de Passo Fundo levou outra locomotiva à comunidade para o reconhecimento do patrimônio histórico e cultural do município, fazendo uma imersão nas tradições locais. O trem abrigava 40 pessoas por viagem e circulou somente à noite, embalado por uma contadora de histórias que narrava fatos sobre a Estação da Gare, o Espaço Roseli Doleski Pretto, onde estão os prédios históricos do Museu, do Teatro e da Academia Passo-fundense de Letras, a Praça do Teixeirinha, o Colégio Notre Dame, o Natal Ecológico do Boqueirão Legal e a Catedral. 


Cantata Natalina 

Um desses pontos, que chama a atenção de qualquer pessoa que passe pela Avenida Brasil, é palco de um dos espetáculos de Natal mais reconhecidos da região: a Cantata Natalina do Colégio Notre Dame. Em sua 16ª edição, o formato original do evento retornou com a temática “Nós amamos porque Ele nos amou primeiro” (Jo 4:19). Ao todo, mais de 500 estudantes e profissionais cantaram e performaram durante 90 minutos em quatro noites de apresentação em Carazinho e Passo Fundo. 

A plateia, que se reunia nas praças localizadas nas proximidades de cada instituição, pôde observar tanto o espetáculo quanto a decoração natalina produzida para o evento. Na fachada e defronte ao Colégio Notre Dame Passo Fundo foram instaladas 50 mil microlâmpadas que iluminaram anjos, velas e sinos, além de um trenó puxado por renas em tamanho natural, uma árvore de Natal com mais de 11m de altura e um presépio rico em detalhes. Esses itens foram frutos de uma campanha que arrecadou 7 mil embalagens reutilizáveis, em que muitos adereços natalinos nasceram das mãos habilidosas das recicladoras que integram a Cooperativa Mista de Produção e Trabalho dos Empreendedores Populares da Santa Marta – Passo Fundo.

Foto: Divulgação/PMPF



Natal Ecológico do Boqueirão Legal

O trabalho que é feito de mão em mão é observado em outra ponta da cidade, na Praça Antônio Moretti, mais conhecida como a praça que recebe o Natal Ecológico do Boqueirão Legal. Com mais de 40 peças feitas a partir de garrafas PET, todas as noites bonecos de neve, o Papai e da Mamãe Noel, anjos, pinheiros e até o próprio presépio que abriga o menino Jesus ganham luz e vida em toda extensão da praça. 

Após dois anos sem programação festiva devido a pandemia, as tradicionais mateadas e passeios de Maria Fumaça tiveram o seu retorno. Diariamente, mais de mil pessoas circulam pela Praça Antônio Moretti e pela Miguel Moretti, que recebe o palco e atrações culturais do Natal Ecológico. Durante os domingos, mais de cinco mil pessoas passam pelo Boqueirão Legal, o que já totaliza mais de 30 mil pessoas nesta que é a 14ª edição do evento. 

Foto: Divulgação/PMPF


Caravana da Coca-Cola 

Para encerrar os passeios natalinos, as caravanas iluminadas da Coca-Cola FEMSA Brasil, maior distribuidora de produtos Coca-Cola no mundo em volume de vendas, estarão nas ruas de Passo Fundo nesta sexta-feira (23). Com o conceito “O Natal Sempre Encontra o Caminho”, a iniciativa pretende resgatar a essência natalina, reforçando as relações humanas e o cuidado socioambiental. As Caravanas Iluminadas passaram por 67 cidades de sete estados do Brasil, totalizando cinco caminhões que percorreram 15 mil quilômetros durante 53 dias.

Foto: Divulgação


Gostou? Compartilhe