Um Papai Noel nato!

Naturalmente com todas as características do bom velhinho, barba branca, barriguinha saliente em 1,85 de altura, Elton Wojahn, 63 anos, não precisou muito para se caracterizar de Papai Noel e encantar as crianças nas festividades natalinas de Passo Fundo

Por
· 3 min de leitura
Elton se prepara todos os dias para as atividades pelas ruas da cidade (Foto Rosângela Borges)Elton se prepara todos os dias para as atividades pelas ruas da cidade (Foto Rosângela Borges)
Elton se prepara todos os dias para as atividades pelas ruas da cidade (Foto Rosângela Borges)
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Cabelos brancos, barba branca, fofinho e com 1,85 de altura. Elton Wojahn, 63 anos, tem todas as características de um verdadeiro Papai Noel. Tudo nele é natural, inclusive a satisfação em colocar o traje característico da função que assumiu há dois anos.

Natural de Cruz Alta, ele veio para Passo Fundo em 1978 e em virtude do trabalho – ele é aposentado do Banco do Brasil - durante os últimos 44 anos, passou também por Santa Maria e por 20 anos morou em Brasília. Retornou para Passo Fundo em 2015. Hoje reside no bairro Fátima e é avô de um menino.

Em 2021 sua vizinha, a atriz passo-fundense Naiara Cavalheiro o convidou para participar de atividades natalinas pela cidade e região. “Somos vizinhos de porta e um dia ela me chamou e disse: você é a cara do papai Noel, não precisa fazer nada, só a roupa (rs)”.

E assim começou a nova aventura de Elton, que já tinha trabalhado pelo banco em edições do Papai Noel dos Correios em Brasília. O fascínio pelo Natal sempre o encantou. “Natal é algo indescritível, mexe com o nosso interior de maneira tal que nos modificamos, passamos pela metamorfose e vivenciamos algo mágico. Momento esse que também é vivido pelas crianças que se achegam ao Papai Noel para chamar sua atenção e pedir seus presentes, realizar seus sonhos e poder se assentar ao seu lado ou no seu colo e viver, naqueles minutos, o seu momento especial de natal, achando, assim, na pessoa de Noel, um referencial onde depositam seus anseios. Esse espírito natalino já vinha acontecendo comigo há muitos anos atrás. Buscava as cartinhas nos Correios e atendia, de maneira bem discreta e anônima aos pedidos dos pequenos, mas em 2021 veio o convite efetivo para assumir o personagem Noel, por meio da Cia da Cidade, de Naiara Cavalheiro”, conta.

Agora caracterizado a rigor, a semelhança física com o bom velhinho impressiona. Parece até que nasceu para ser Papai Noel.

Os compromissos profissionais e voluntários começaram em 2021 e seguem intensos em 2022. Elton vai trabalhar até as 22h do dia 24 de dezembro, véspera de Natal. Além dos trabalhos profissionais, faz alguns de cunho voluntário, uma vez que já incorporava as ações pertinentes do Velho Noel. Atuou nos eventos da GZT, entrega de presentes nas casas de particulares e este ano ainda participou do Bairro a Bairro, no Valinhos, GZT Comércio e Importação, Imunocentro, EMEI Fadinha, no bairro Donária e visitas ao Laboratório Sani e Farmácia Preço Popular, ambos no bairro Vera Cruz.

“Não há um padrão de comportamento por parte das crianças. Cada uma se relaciona com o Papai Noel exatamente como é”

Elton conta que se pudesse enumerar a quantidade de crianças que passaram pelo colo e pelo abraço do Papai Noel seria muito bom, porém é impossível mensurar esse número. “Fica, entretanto, registrado na memória o calor gostoso, o sorriso farto e franco de cada uma delas quando vem ao encontro do Papai Noel quer para falar de seus pedidos, ou ainda para entregar chupetas e bicos, mamadeiras, cartinhas e desenhos. É interessante como não há um padrão de comportamento por parte das crianças. Cada uma se relaciona com o Papai Noel exatamente como é, do seu modo. Algumas receosas, outras animadas, tem as arredias, e tem as que ficam totalmente à vontade e batem um papo cabeça com o bom velhinho. Interessante notar que as crianças “especiais” não demonstram receio/medo de vir até o Papai Noel, sentar no colo e abraçar. Elas não possuem o senso de julgar, é inocência pura. Ser Papai Noel é extremamente gratificante”.

Preparativos para o Natal

Mas para se caracterizar não basta colocar a roupa. Existe toda uma programação anual. Deixar a barba crescer, o cabelo, e porque não a barriga. “O sentar-se na poltrona vermelha e dourada é tudo de bom. Parece que a turminha respeita aquele lugar. As fotos com as crianças, seus pais, seus avós são momentos incríveis, é um registro que ficará marcado para cada um. Tem aqueles adultos que também pedem para fazer fotos alegando que nunca puderam fazer na infância”.

A emoção sempre presente

A vida de Papai Noel também tem seu lado emotivo. Elton conta que, além de ficar atento aos muitos pedidos, acontecem histórias e situações bem peculiares. “Pequenos que abrem mão de si mesmos e pedem por seus pais, por seus avós. Pedem alimentos ao invés de brinquedos, por intercessão para um familiar, por paz e amor no mundo, aí a coisa pega, lágrimas rolam. E aqui é a hora do Papai Noel se doar, ser ouvidos e do nada acalentar e emitir uma mensagem de ânimo e otimismo”.

A mensagem ideal

Para o aposentado, é preciso lembrar, sempre que possível e dependendo da faixa etária das crianças, de transmitir a real mensagem do Natal de uma maneira fácil e na linguagem delas. “Explico o que diz as Escrituras no evangelho Lucas 2:11 ‘É que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor’. As festas, as trocas de presentes, as comemorações são válidas sim, porém sempre lembrando do verdadeiro aniversariante do dia, Jesus o Cristo, o Cordeiro de Deus”.

Gostou? Compartilhe