Censo segue em janeiro de 2023

Dados preliminares totalizam 217.240 habitantes recenseados em Passo Fundo

Por
· 1 min de leitura
Foto: Aquivo/ON Foto: Aquivo/ON
Foto: Aquivo/ON
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O Censo Demográfico do IBGE, previsto para ser concluído em novembro de 2022, seguirá em janeiro de 2023. 

Os dados preliminares divulgados pela Agência Regional do IBGE em Passo Fundo, que abrange 26 municípios, totalizam 217.240 habitantes recenseados, bem acima da estimativa de 2021, quando o município tinha 206.103 habitantes. 

A partir deste mês o Censo vai continuar a coleta de dados, na busca de moradores ausentes, aqueles que o recenseadores esteve várias vezes em seus domicílios e não foi encontrado; e tentar, reverter as recusas, que são aquelas pessoas que não quiseram responder o Censo – que somam mais de 2 mil, pessoas, e fazer a revisão de domicílios vagos e de uso ocasional, que é o caso dos estudantes que devemos verificar se são moradores em Passo Fundo ou não; e fazer a cobertura do setores via satélite.

De acordo com Jorge Bilhar, coordenador da Agência Regional do IBGE, há muito trabalho para fazer em campo e as equipes precisam do apoio dos moradores e entidades. “Precisaremos o apoio dos síndicos dos prédios colaborar com os recenseadores ter acesso para poder recensear às pessoas e também esperamos o apoio da Prefeitura Municipal, da Câmara de Vereadores e demais secretarias municipais de Passo Fundo”, disse.

Bilhar lembrou que Passo Fundo é o maior polo em População na Região Norte do RS e o objetivo do IBGE é não deixar ninguém fora do Censo. “Precisamos desta conscientização dos moradores pois o Censo que vai decidir às políticas públicas e o desenvolvimento e trazer investimentos para cidade de Passo Fundo e às pessoas como cidadãos”, declarou.

Gostou? Compartilhe