PT denuncia advogado por mobilização de grupos antidemocráticos

Presidente municipal do partido protocolou uma notícia crime na quarta-feira na Delegacia da Polícia Federal de Passo Fundo

Por
· 1 min de leitura
Walter Campanato/Agência Brasil Walter Campanato/Agência Brasil
Walter Campanato/Agência Brasil
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O diretório municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) de Passo Fundo protocolou na tarde de quarta-feira (25) na Delegacia da Polícia Federal uma notícia crime contra um advogado de Passo Fundo. Ele está sendo acusado de ter ajudado a mobilizar apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro, através do WhatsApp.

O documento, de 20 páginas, assinado pelo presidente municipal do PT, Aureo Mesquita, pede a investigação de pelos menos três indícios de crime: divulgação de fake news, crime contra a honra do presidente da República e pelo suporte material fornecido aos acampamentos golpistas.

A denúncia está baseada em dois áudios divulgados pelo advogado. No primeiro deles, compartilhado na primeira semana de novembro, ele se identifica e, na sequência, defende o pedido de intervenção militar.

“O que se tem que fazer é apenas pedir intervenção federal. Nada do 142 que tem que passar pela câmara. Enfim, vai dar uma confusão danada. Então, intervenção federal tem que ser pedida...”, diz em um dos trechos.

No entendimento dos autores da denúncia, além de apoiar e estimular os movimentos, o áudio revela que ele estava na coordenação do processo de articulação dos diversos grupos, assim como no suporte material dos acampamentos.

“...nós após a nossa reunião vamos levar algum mantimento, água, enfim o que for necessário para a sobrevivência desse pessoal lá que está dando seu corpo, sua alma pela nossa pátria...”

No segundo áudio, divulgado no início de janeiro deste ano, o conteúdo é apontado como fake News com intenção de desestabilizar o governo Lula. O advogado alerta que as poupanças serão confiscadas e que o presidente iria dar um golpe.

“Meus amigos quem tiver aplicação na poupança acima de cinquenta mil procure retirar porque ele vai dar o golpe. O Lula vai dar o golpe. Agora apareceu aí no jornal do Brasil, né?..”

Segundo o presidente municipal do PT, Áureo Mesquita, o conteúdo fere a honra do presidente da República e deve ser investigado pela Polícia Federal. “O documento que estamos protocolando hoje(quarta-feira) tem vários indícios de crimes, que devem ser apurados e responsabilizado o autor.

Gostou? Compartilhe