Passarela do Banhado da Vergueiro será totalmente refeita por empresa

Uma licitação será feita para a contratação de nova empresa responsável pela realização da obra que deve acontecer ainda este ano

Por
· 1 min de leitura
Passarela está interditada a um ano (Foto Rafael Dalbosco)Passarela está interditada a um ano (Foto Rafael Dalbosco)
Passarela está interditada a um ano (Foto Rafael Dalbosco)
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Uma das principais atrações do Parque Banhado da Vergueiro é a passarela em meio ao banhado, que sofre a ação do tempo e está interditada há um ano. O ecossistema do local foi preservado e desde 2016 foi transformado em Parque Ambiental e está aberto à comunidade.

A Prefeitura Municipal tem ciência de que a passarela apresenta problemas e informou que está fazendo um projeto para a substituição de toda a estrutura, respeitando as questões legais. Uma licitação será feita ainda em 2023 para a contratação de nova empresa responsável pela realização da obra.

Ainda de acordo com a Prefeitura, o Parque Banhado da Vergueiro recebe ações constantes de manutenção. Além do prédio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o local também conta com área de convivência e playground, promovendo o contato das pessoas com a fauna e a flora.

O Banhado é um dos locais mais frequentados pela comunidade a partir de um Projeto que prioriza o cuidado com o meio ambiente e trouxe uma nova utilização para o local, antes abandonado.

O projeto

O Parque Ambiental Banhado da Vergueiro conta com uma edificação voltada para o atendimento e serviços prestados pela Secretaria de Meio Ambiente, bem como, sanitários públicos, praça com playground, anfiteatro ao ar livre, áreas de contemplação, passarela, pavimentação do passeio, criação de passeios internos, iluminação, paisagismo, colocação de bancos, lixeiras e demais mobiliários, comunicação visual e pórticos. A parte voltada ao meio ambiente encontra aporte em todos os espaços, onde o Parque possui local específico para trabalhar a Educação Ambiental no prédio da Secretaria.

Porque o nome banhado?

A recuperação ambiental da área conhecida como Banhado da Vergueiro foi alvo de um Termo de Ajustamento de Conduta junto ao Ministério Público, a fim de preconizar a preservação de fauna e flora de banhado. O pedido foi cumprido e acompanhado por inúmeras entidades ligadas à questão ambiental do município. Muitas pessoas tem o termo banhado como pejorativo, o que não é correto, principalmente pelo termo significar a riqueza de um ecossistema. O Banhado da Vergueiro abriga diversas espécies típicas da região, tais como: mamíferos, como o ratão-do-banhado e preá, pássaros, como sabiá, canário, joão-de-barro e tico-tico, vegetais, como aroeira, canela-guaiacá, aguapé, junto e butiazeiro, além de outras espécies. Flora existente no local: Araçá do Mato, Aroeira Periquita, Aroeira Vermelha, Camboatá Vermelho, Cedro, Corticeira do Banhado, Fumo Bravo, Néspera, Pata de vaca, Pitangueira, Timbaúva e Tipuana.

Gostou? Compartilhe