Em uma atividade com jornalistas dos veículos de comunicação de Passo Fundo, na manhã desta quarta-feira (01), o prefeito Pedro Almeida apresentou um balanço de seus dois anos à frente do Executivo Municipal destacando que o bom momento experimentado pela cidade tem possibilitado à Administração efetivar novos investimentos e promover melhorias em áreas essenciais como saúde, educação e assistência social, garantindo atenção também para o desenvolvimento econômico. “Esse cenário de crescimento e estímulos positivos tem nos permitido realizar as mudanças e melhorias com as quais nos comprometemos com a comunidade”, avalia Pedro.
Conforme o prefeito, 48% do plano de metas enviado ao Legislativo contendo os compromissos prioritários de sua gestão já foi concluído. “Trabalhamos muito para atender as demandas da comunidade e colocar em prática aquilo que pactuamos com os passo-fundenses nas mais diferentes áreas do município. Grandes obras como o Hospital Dia da Criança e a Nova Emergência do Hospital Municipal, por exemplo, já são realidades e transformaram a saúde pública municipal oferecida às pessoas. São entregas concretas que demonstram o quanto estamos empenhados em melhorar a cidade para melhorar a vida dos cidadãos”, aponta Pedro.
Durante a prestação de contas, o chefe do Executivo Municipal ainda falou sobre outras entregas realizadas desde o início de seu mandato, como o Centro de Referência do Idoso, as três novas escolas municipais, os R$ 12 milhões investidos em tecnologia para as escolas da Rede Municipal de Educação, o Laboratório de Aprendizagem Criativa na EMEF Daniel Dipp, as mais de 300 quadras de asfalto feitas através do programa Minha Rua com Asfalto e as mais de 6,5 mil obras liberadas por meio do Mutirão de Liberação de Obras.
Ainda, o prefeito citou a conclusão de obras de infraestrutura como a pavimentação, sinalização e iluminação das ruas Minas Gerais, Livramento, Luiz Lângaro e José Bonifácio, além dos trabalhos de recuperação e revitalização feitos nas avenidas Rui Barbosa e General Neto. “Estas são obras fundamentais para qualificar a infraestrutura urbana, melhorar a fluidez do trânsito e garantir mais segurança para todos”, defendeu Pedro, reiterando que o programa Minha Rua com Asfalto terá sequência em 2023 e que, em março, a Prefeitura fará um anúncio de um novo pacote de obras para contemplar diferentes regiões do município.
Indicadores
Para o prefeito Pedro, Passo Fundo tem atingido bons indicadores econômicos e de desenvolvimento social, o que tem refletido na atração de investimentos e na promoção de programas que revertam em ações sociais, educacionais e de saúde. “Somos a 6ª economia do Estado, ao 4º município em geração de emprego, a 39ª melhor cidade do país para se viver e, recentemente, com o início das operações, o Aeroporto Lauro Kurtz tornou-se o segundo melhor aeroporto em todo o Rio Grande do Sul. São potenciais que estamos explorando e que nos auxiliam a fomentar os setores produtivos e econômicos”, pondera ele.
O prefeito cita como exemplos as cinco edições do programa Café com Emprego e a criação da Escola das Profissões. “São duas iniciativas da nossa gestão que capacitam os passo-fundenses em diversos segmentos e os inserem no mercado de trabalho, atendendo a uma lacuna por formação e qualificação profissional”, destaca Pedro, informando que mais de 1.500 pessoas já foram formadas pela Escola das Profissões e que muitas delas já estão empregadas. “O Café com Emprego também tem dado resultados positivos, com mais de 800 pessoas inseridas no mercado formal de trabalho”.
Novas entregas
Depois de apresentar diferentes projetos e programas e seus resultados nas áreas de cultura, saúde, meio ambiente, educação, infraestrutura e no cuidado e manutenção da cidade, como o Viva a Praça, que levou melhorias para áreas de lazer em 13 bairros distintos; o prefeito também aproveitou a atividade com a imprensa para citar outras obras e iniciativas que serão entregues ainda no primeiro trimestre, como o novo Centro de Esporte e Lazer Fredolino Chimango, a Escola Pública de Música Yamandu Costa, o prédio da Escola das Profissões e o início das obras do Parque Linear da Avenida Brasil e as revitalizações das avenidas Presidente Vargas e Scarpellini Ghezzi.