Idealizada pela Prefeitura para levar o ensino da música aos estudantes de Passo Fundo, a Escola Pública de Música Yamandu Costa será inaugurada em março, com a presença do artista que inspirou a sua criação. As obras da sede principal da escola, localizada no Parque da Gare, estão em fase adiantada e alcançaram 70% de execução nesta semana.
Os arquitetos responsáveis pela obra, Sulâni Kurtz e Eduardo Scheleder Barbosa, explicam que, no momento, a empresa responsável está finalizando a montagem dos painéis acústicos, esquadrias, piso laminado e forro de gesso. Para concluir os trabalhos, falta a instalação das espumas acústicas, brise, pórtico de entrada, rede elétrica e totens externos. A previsão é de que a obra seja concluída até o final de fevereiro.
O prefeito Pedro Almeida confirmou que o músico Yamandu Costa estará em Passo Fundo para acompanhar a inauguração da sede e visitar as escolas pólo do projeto. Além da sede central, na Gare, a Escola Pública contará com quatro células, localizadas em escolas municipais nos quatro quadrantes do Município, contemplando as regiões de abrangência das EMEF’s Benoni Rosado, Senador Pasqualini, Wolmar Salton e Cohab Secchi. “A Escola Pública de Música Yamandu Costa é uma grande iniciativa que vai promover a música, a educação e a cultura como instrumentos de transformação e inclusão social, garantindo acesso aos estudantes da nossa cidade a uma proposta inovadora”, destacou o prefeito Pedro.
A sede central da Escola Pública de Música inclui quatro salas de aula para o ensino de instrumentos de sopro, cordas friccionadas, cordas e percussão; sala de professores e recepção, e um miniauditório onde serão realizadas as apresentações públicas dos alunos beneficiados com o programa.
Sobre a Escola Pública de Música Yamandu Costa
A Escola Pública de Música é uma ação da Prefeitura de Passo Fundo com o objetivo de oferecer um processo de qualificação da formação humana, por meio do ensino da música instrumental, buscando promover a inclusão social de crianças, adolescentes e jovens da rede pública de educação e assistência social do território de Passo Fundo.
A iniciativa, desenvolvida no âmbito das Cidades Educadoras, tem o apoio do violonista passo-fundense Yamandu Costa. Ganhador do Grammy Latino 2021, Yamandu vê na música uma oportunidade poderosa de formação humana. A equipe da Escola Pública de Música Yamandu Costa conta com um maestro, o musicista Rodrigo Ávila; quatro bacharéis em música e quatro bacharelandos em música, responsáveis pela execução do projeto metodológico da escola. As modalidades trabalhadas são: Cordas, Cordas Friccionadas, Percussão e Sopro.