Passo Fundo inicia a aplicação da vacina bivalente contra a Covid-19

Nesta fase, são vacinados os idosos e profissionais de Instituições de Longa Permanência (ILPIs). Na próxima semana, a vacinação será estendida para a população acima de 70 anos

Por
· 2 min de leitura
Divulgação/ON Divulgação/ON
Divulgação/ON
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Passo Fundo já iniciou a aplicação da vacina bivalente contra a Covid-19. Neste primeiro momento, são vacinados os idosos e profissionais de Instituições de Longa Permanência (ILPIs). Na próxima semana, a vacinação será estendida para a população acima de 70 anos.

Conforme a secretária municipal de Saúde, a cobertura com as doses bivalentes acontecerá por grupos prioritários, seguindo as definições do Ministério da Saúde e do Governo do Estado. “Devido às doses necessárias para proteger os grupos prioritários estarem em fase de aquisição, o Ministério da Saúde determinou aos estados e municípios, em um informe técnico operacional, o escalonamento das aplicações por grupos prioritários. Assim, são priorizadas as pessoas com maior exposição e/ou risco de desenvolvimento de quadros graves da doença, começando pelas que residem e trabalham em ILPIs”, justifica.


Doses

Até agora, foram entregues a Passo Fundo pelo governo estadual 4,2 mil doses bivalentes, o que possibilita a ampliação da vacinação para os idosos com 70 anos ou mais na próxima segunda-feira (27). As aplicações serão feitas diretamente nas 19 unidades de saúde que vacinam contra a Covid-19.

De acordo com a secretária de Saúde, as atualizações serão sempre informadas pela Prefeitura. “Assim como tem sido desde o início da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Covid-19, a Prefeitura comunicará a ampliação da vacinação para os demais grupos. A expansão dos grupos será feita com a entrega de doses pelo Governo do Estado”, enfatiza.


Sobre a vacina bivalente

O imunizante bivalente conta com cepas atualizadas contra o coronavírus, incluindo a proteção contra a variante ômicron. Para receber essa dose, a pessoa precisa ter concluído, pelo menos, o esquema primário da vacinação contra a Covid-19, composto pelas duas primeiras doses das vacinas monovalentes.


Capacitação dos profissionais vacinadores

Além do recebimento das doses, o que tornou possível a sequência da vacinação contra a Covid-19 com a vacina bivalente é a capacitação dos profissionais. Na última semana, os enfermeiros e técnicos em Enfermagem que atuam na aplicação de vacinas na rede municipal de saúde passaram por um treinamento, recebendo suporte para atuarem nesta nova fase da campanha.

 

Vacinação das pessoas com 70 anos ou mais

A partir de segunda-feira (27), poderão receber o reforço bivalente todas as pessoas com 70 anos ou mais. As vacinas estarão disponíveis nas 19 unidades de saúde que concentram a vacinação contra a Covid-19.

Cais São Cristóvão, Cais Petrópolis, Cais Vila Luíza, Cais Hípica, Cais Boqueirão, Ambulatório de Especialidades, ESF Nenê Graeff, ESF Zachia, Ambulatório São José, ESF Donária/Santa Marta, ESF São Luiz Gonzaga, ESF Adirbal Corralo, ESF Planaltina, ESF São Cristóvão, ESF Adolfo Groth, ESF Jaboticabal, UBS Vila Nova, UBS Parque Farroupilha e Central de Vacinas.


ESF, UBS e ambulatórios: de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30

Central de Vacinas: de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h

Cais: de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e nos sábados, das 8h às 11h

Cais Petrópolis: de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h30, e nos sábados, das 8h às 11h


Gostou? Compartilhe