O ex-prefeito de Passo Fundo, Luciano Azevedo (PSD) passou a ocupar, desde ontem (2), uma cadeira na Câmara dos Deputados. No pleito de 2022 ele fez 77.240 votos, e ficou como primeiro suplente do partido. Ele assumiu a vaga do deputado Danrlei de Deus, que aceitou o convite do governador Eduardo Leite, para ocupar a pasta de secretário de Esporte e Lazer.
Com a posse de Luciano, Passo Fundo volta a ter um representante em Brasília após oito anos, quando encerrou o mandato do então deputado Beto Albuquerque, que deixou o cargo em 31 de janeiro de 2015.
Alegria e responsabilidade
Ao assumir o cargo, o deputado federal destacou o momento de alegria que vive, mas também a responsabilidade de honrar os compromissos assumidos com a região. “É um momento de alegria em assumir como deputado federal, e agradecido pela oportunidade, mas muito consciente da responsabilidade e da expectativa que existe em relação a esse mandato”, disse ele.
Luciano projeta um trabalho muito próximo da cidade de Passo Fundo e dos municípios da região. “Vou procurar fazer uma representação que seja sempre presente, continuarei morando em Passo Fundo, estarei todas as semanas em Passo Fundo, convivendo com a comunidade de Passo Fundo e da região, e eu sei que o trabalho será em várias frentes”, comentou.
Atuação na Câmara
Após uma eleição muito polarizada, e um momento político que dividiu o país, Luciano comenta que sua atuação terá como foco a busca de recursos para Passo Fundo e para a região, mas também deverá atuar nos grades debates nacionais, tendo uma atuação propositiva. “Primeiro vamos buscar recursos para ajudar as prefeituras a fazer obras, a implementar políticas públicas e para melhorar a vida das pessoas de Passo Fundo e dos municípios da região”, disse ele. Além disso, o deputado destacou que pretende participar dos debates dos grandes temas nacionais levando as impressões da região. “Para isso, eu pretendo ouvir muito a cidade, as suas lideranças, os setores produtivos, os trabalhadores, representar mesmo aquilo que a cidade de Passo Fundo e a nossa região pensam”, comentou .
Luciano projeta uma atuação de protagonismo na Câmara Federal. “Construir e apresentar propostas que possam, no âmbito legislativo, também ajudar a promover transformações no país. E apresentar projetos de lei que possam ajudar a melhorar a sociedade onde a gente vive”, disse ele.
Para Luciano, são essas as primeiras tarefas de um deputado federal, especialmente no seu caso, que pretende manter um forte vínculo com a região. “ Muito empenho, mas sempre vinculado a Passo Fundo que é a minha terra, que é minha base, que é a minha raiz e claro, sabendo do compromisso com toda uma grande região do Rio Grande do Sul”, finalizou.
Carreira Política
Luciano Azevedo, atualmente filiado ao PSD é advogado e jornalista. Iniciou sua carreira política como vereador em Passo Fundo. Foi eleito em três mandatos, 1993-1996, 1997-2000 e 2001-2004. Entre os anos de 1997 e 1998 foi presidente da Casa Legislativa Municipal.
Foi eleito duas vezes deputado estadual, nos pleitos de 2006 e 2010, quando conquistou a maior votação de um deputado no município. Em 2012 foi eleito prefeito de Passo Fundo, conquistando sua reeleição no pleito seguinte, somando 76,22% dos votos.
Nas eleições de 2022, concorreu para Deputado Federal, e fez 77.240 votos, ficando como 1º suplente do PSD e assumindo a cadeira de Danrlei de Deus, que assumiu como secretário do Governo Leite.