Foi aberta oficialmente, na noite de segunda-feira (13), a Semana da Música de Passo Fundo. Até o dia 18 de março, a comunidade terá acesso a uma programação ampla e gratuita, que ocupará os espaços públicos e contará com a presença dos músicos Yamandu Costa, Alegre Corrêa e Gabriel Selvage e Renato Borghetti. Entre os momentos mais aguardados, também está a inauguração da Escola Pública de Música, projeto voltado a alunos da rede municipal.
De acordo com o prefeito, Pedro Almeida, o festival tem como objetivo levar a música para os passo-fundenses, valorizando os músicos e a Cultura. “Esta é a primeira Semana de Música e eu tenho a certeza de que isso ficará no coração de todos nós, sendo um pontapé para a transformação da Cultura da nossa cidade, que já tem muita música”, disse.
Programação variada
O festival terá apresentações, shows, workshops e formações musicais. Toda a programação será gratuita e grande parte dela acontecerá nos espaços públicos a fim de convidar as pessoas a viverem a música. Haverá encontros no Teatro Múcio de Castro, na Gare Gastronômica e nas ruas da cidade, além do auditório do Colégio Notre Dame.
A secretária de Cultura, Miriê Tedesco, enfatizou que o Festival fortalece a histórica relação da cidade com a Cultura e os festivais. “Passo Fundo é dos festivais e teremos um festival para que todos contemplem a música. É um momento grandioso, pensado como espetáculo e como formação “, pontuou.
Lei
O Festival de Música é fruto de uma lei de autoria do vereador Michel de Oliveira, construída em conjunto com a Universidade de Passo Fundo (UPF), que instituiu a Semana da Música, a ser realizada anualmente no mês de março. Para ele, a mobilização da cidade trará novas perspectivas para as pessoas e também o reconhecimento dos agentes culturais. “A cultura deve ser de todos e para todos. Proporcionar eventos gratuitos, sociais e que têm o cunho de atingir a comunidade é gerar oportunidade para que as pessoas possam participar de atividades e ações. Além disso, esse projeto vem para valorizar a classe artística musical, todos os artistas daqui e os que vivem fora e levam o nome de Passo Fundo, como o caso do Yamandu Costa, e os profissionais de toda a cadeia produtiva que promovem a cultura, geram trabalho e renda em nossa cidade”, considera.
Abertura
A abertura da Semana da Música foi antecipada por um cortejo musical, que saiu da Praça da Cuia em direção ao Teatro Municipal, chamando a atenção das pessoas para a iniciativa. Ainda, contou com uma audição do Coro Resonare e homenagens ao Curso de Música da UPF, que fez 71 anos, ao bandoneonista Tio Mena e ao gaiteiro Atílio José Edgar Dorneles (in memoriam). Para fechar a noite, aconteceu a primeira atividade No Ritmo da Prosa, reunindo Ademir Camargo, Alexandre Saggiorato, Fabiano Lengler e Jonathas Ferreira para um debate sobre o cenário da música de Passo Fundo.
Escola Pública de Música Yamandu Costa
A primeira Semana da Música de Passo Fundo foi planejada para acontecer junto com a inauguração da Escola Pública de Música, que será na quinta-feira (16). Conforme o prefeito, esta relação consolida o compromisso do Município com a promoção de oportunidades para a população. “Pensar numa Escola Pública de Música é muito mais que ensinar as crianças a tocarem instrumentos. É formar seres humanos mais sensíveis para a vida o mundo. A nossa escola faz parte de um amplo projeto na área da Educação e que vai ao encontro dos nossos compromissos enquanto uma Cidade Educadora”, completou.
A reitora da UPF, Bernadete Dalmolin, falou sobre a importância das ações que serão realizadas para a cidade e as pessoas, sobretudo, a inauguração da Escola Pública de Música. “Há uma necessidade de trabalharmos um projeto de desenvolvimento das crianças. E fico muito feliz quando vejo que isto será uma política pública e que será implementada na rede municipal. Que a nossa cidade continue linda, cheia de talentos e cada vez mais educadora”, manifestou.
A Escola Pública de Música tem como inspiração o violonista passo-fundense Yamandu Costa, reconhecido no mundo e vencedor do Grammy Latino 2021.
Programação
15/03 - Quarta-feira
11h30 - MÚSICA NO PONTO
13h15 - MÚSICA NO PONTO
14h - OFICINA PARA FORMAÇÃO DOS INSTRUTORES DA ESCOLA PÚBLICA DE MÚSICA YAMANDU COSTA
18h às 21h30 - UPF GUITAR FESTIVAL
GRUPO DE PERCUSSÃO UPF / SONIC BOOM / UPF GUITAR FESTIVAL
Gare Gastronômica
16/03 - Quinta-feira
09h - INAUGURAÇÃO ESCOLA PÚBLICA DE MÚSICA YAMANDU COSTA
PARQUE DA GARE
11h30 - MÚSICA NO PONTO
13h15 - MÚSICA NO PONTO
14h - YAMANDU VISITA EMEF COHAB SECCHI E SENADOR PASQUALINI
18h - FORMAÇÃO MUSICAL
TEMA: POSICIONAMENTO NO MERCADO FONOGRÁFICO – SAMUEL QUADROS
TEATRO MUNICIPAL MÚCIO DE CASTRO]
18h45 - FORMAÇÃO MUSICAL
TEMA: FINGER TAB METHOD – ENTENDENDO O VIOLÃO PELA TABLATURA – JONATHAS FERREIRA
Teatro Municipal Múcio de Castro
20h - SHOW ‘DOIS VENTOS’ - ALEGRE CORRÊA e LUNA PAZ
Teatro Municipal Múcio de Castro
21h30 - OPEN MIC PF – JAM SESSION O’VALLENGUER PUB
17/03 - Sexta-feira
11h30 - MÚSICA NO PONTO
13h15 - MÚSICA NO PONTO
14h - YAMANDU VISITA EMEF BENONI ROSADO E WOLMAR SALTON
18h - FORMAÇÃO MUSICAL
TEMA: RECITAL DIDÁTICO DE VIOLÃO – MÁRLOU PERUZZOLO E CAUÃ CANILHA
Teatro Municipal Múcio de Castro
19h - NO RITMO DA PROSA – MÚSICA NO MUNDO
YAMANDU COSTA / ALEGRE CORRÊA / GABRIEL SELVAGE
Teatro Municipal Múcio de Castro
20h - SHOW GABRIEL SELVAGE – 20 ANOS DE MÚSICA
Teatro Municipal Múcio de Castro
18/03 - Sábado
19h - RENATO BORGHETTI QUARTETO
Auditório do Colégio Notre Dame
20h - YAMANDU COSTA
Auditório do Colégio Notre Dame