Novo programa da Prefeitura busca promover a limpeza e a preservação do meio ambiente

Iniciativa envolve entidades, empresas e toda a sociedade em um compromisso de avançar no descarte correto dos resíduos sólidos. Entre as ações, estão a ampliação da coleta e atividades de conscientização da população

Por
· 1 min de leitura
FOTO MICHEL SANDERI - ASSESSORIA PMPFFOTO MICHEL SANDERI - ASSESSORIA PMPF
FOTO MICHEL SANDERI - ASSESSORIA PMPF
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A limpeza da cidade é um compromisso que deve ser cumprido a partir de iniciativas públicas e a conscientização da sociedade. Pensando no papel de cada um neste processo, a Prefeitura lançou, nessa quinta-feira (6), o programa Cidade Limpa, que vai envolver o poder público, empresas, entidades e a população na conservação de Passo Fundo com uma série de ações que têm como foco principal o descarte correto de resíduos sólidos.

Ao falar sobre o programa, o prefeito Pedro Almeida defendeu a importância de haver um comprometimento coletivo em prol da limpeza e que atente à proteção do meio ambiente. “O Cidade Limpa une serviços, conscientização e educação com iniciativas a curto, médio e longo prazo. É um desafio grande, mas temos potencial para trabalhar este tema junto com toda a sociedade. Quem ganha somos todos nós, que teremos uma cidade mais limpa, mais bonita e que descarta os seus resíduos adequadamente, preservando o meio ambiente”, disse.

Entre as ações iniciais do programa, estão: a ampliação da coleta de resíduos, que passará a acontecer diariamente, também nos domingos e feriados; a coleta Orgânica e Seletiva duas vezes ao dia; a divulgação de horários destes serviços no Aplicativo Cidadão On-line Passo Fundo; a extensão da área conteinerizada; e um ecoponto móvel. Além disso, deverão ser desenvolvidas atividades para informar e sensibilizar a comunidade acerca do descarte de resíduos.

Para o coordenador da Agenda 21, Ademar Marques, o programa e a participação social em iniciativas que tratam do descarte correto e da limpeza urbana são instrumentos importantes para a defesa e a proteção do meio ambiente. “E não se trata apenas de pensar na preservação ambiental, mas também em tudo o que está inserido neste assunto. O desafio de manter a cidade limpa tem reflexos na saúde, na cidadania e em todos os setores”, comentou ele.


Acompanhamento

O diálogo com diferentes setores que atuam no meio ambiente, em programas sociais, na limpeza e manutenção da cidade serviu de base para a consolidação do programa. As ações partiram de um diagnóstico de desafios discutidos durante o Fórum Cidade Limpa, realizado pela Prefeitura em março.

De acordo com o prefeito, todas as ações iniciais deverão ser cumpridas em 2023. Ainda, outras iniciativas poderão ser integradas ao plano. “Faremos uma medição trimestral de indicadores para avaliarmos o que está sendo efetivo, o que melhorou a cidade e o que precisa ser ajustado. Queremos manter as entidades, as empresas e a sociedade na composição de propostas que visam uma Passo Fundo mais limpa”, argumentou.

Gostou? Compartilhe