Prefeitura anuncia medidas para ampliar segurança nas escolas

Iniciativas integram o programa “Escola + Segura” e serão monitoradas pelas secretarias de Educação e de Segurança Pública

Por
· 3 min de leitura
Michel Sanderi/Divulgação Michel Sanderi/Divulgação
Michel Sanderi/Divulgação
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Em Brasília cumprindo um roteiro de agendas oficiais, o prefeito de Passo Fundo, Pedro Almeida, determinou, nesta terça-feira (11), a implementação de iniciativas e ações para fortalecer a segurança nas escolas da rede municipal de educação. Os últimos acontecimentos nacionais envolvendo ataques violentos a estabelecimentos de ensino motivaram a antecipação do anúncio de um programa que seria apresentado na próxima semana, em parceria com diversos órgãos de segurança pública. “A preocupação com a segurança e a proteção dos nossos estudantes e professores é uma constante. Por isso, já vínhamos trabalhando em um programa interdisciplinar para ampliar o monitoramento das escolas municipais. Com o que tem ocorrido em escolas no Brasil, optamos por já implementar sete frentes de trabalho, dando mais tranquilidade aos pais e a comunidade escolar”, disse Pedro.


Conforme o prefeito, o programa Escola + Segura, que será detalhado nos próximos dias, prevê uma maior integração entre o Centro de Operações do Município, que recebe as imagens das mais de 140 câmeras de videomonitoramento instaladas em todas as escolas municipais, com a Brigada Militar. “Nós vamos ampliar o número de câmeras nas nossas estruturas educacionais, reforçando a conexão com a Brigada Militar e permitindo uma relação mais direta da nossa rede com os órgãos de segurança”, apontou Pedro, acrescentando que, na próxima segunda-feira (17), a Prefeitura promoverá um Fórum de Segurança Pública para discutir, em um dos painéis, ações coletivas para a segurança nos ambientes escolares.


De acordo com o chefe do Executivo, a Secretaria Municipal de Educação já mantém um monitoramento dos ambientes escolares, trabalhando ações de conscientização e de combate à violência nestes espaços. “Nossos programas educacionais incluem ações anti bullying e também um diálogo aberto entre professores, pais e alunos. Precisamos fortalecer essas iniciativas e isso também está previso no programa da Escola + Segura”, anunciou Pedro.


Para o secretário Municipal de Educação, Adriano Canabarro Teixeira, embora a repercussão nacional dos casos de violência tenha reflexos no município, as escolas não tem registros e histórico de situações semelhantes. “Evidente que essas notícias nos deixam em alerta, mas estamos intensificando nosso monitoramento junto às direções das escolas da rede, conversando muito e orientando coordenadores pedagógicos e servidores para que estejam atentos, sem provocar pânico nos estudantes”, ponderou o secretário, informando também que medidas concretas continuam sendo adotadas. “Está em desenvolvimento o processo de cercamento de nossas escolas. Em 2022, nove escolas foram cercadas e possuímos processos em andamento para o cercamento de mais oito”.


Teixeira relatou ainda que entre o final de 2022 e o início 2023, foi realizada uma atualização do sistema de alarme das escolas públicas municipais. Esta atualização consistiu na troca da tecnologia de segurança e na ampliação do número de sensores. “Essa também é uma providência tomada antes dos recentes acontecimentos, o que demonstra que a SME e o prefeito Pedro já tinham e têm preocupação na segurança com as escolas como um todo, ou seja, os prédios, professores e alunos”, defendeu, comentando que, por orientação do prefeito, a SME está iniciando um estudo sobre a possibilidade de haver a contratação de guarda escolar. “Neste processo estamos considerando a viabilidade jurídica, a demanda quantitativa, o histórico de não violência da rede e o monitoramento feito junto às escolas. Essa última etapa será estudada em conjunto com medidas que o Governo Federal pretende implantar nas instituições de ensino”.


Ações para uma Escola + Segura


Confira as sete medidas orientadas pelo Executivo para ampliar a segurança nas escolas da rede municipal de educação:

1. Instalação de câmeras inteligentes e segurança monitoradas pela Secretaria de Segurança e conectadas com a Brigada Militar. Já são 140 câmeras instaladas nas escolas de educação infantil o ensino fundamental. Número esse que deve ser ampliado nos próximos meses.

2. Criação de um painel específico para discutir a segurança nas escolas no Fórum de Segurança Pública a ser realizado no dia 17, segunda-feira, envolvendo órgãos de segurança e diferentes segmentos da Educação;

3. Entre o final de 2022 e o início 2023, foi realizada uma atualização do sistema de alarme das escolas públicas municipais. Esta atualização consistiu na troca da tecnologia de segurança e a ampliação do número de sensores;

4. Também está em desenvolvimento o processo de ser cercamento de nossas escolas, em 2022 9 escolas foram cercadas e possuímos processos em andamento para o cercamento de mais 8.

5. Intensificação do projeto anti Bullying nas escolas como forma de ampliação da tolerância e do respeito ao outro. Essa providência é muito relevante, porque o bullying geralmente é citado como uma das causas de violências;

6. Implementação de ações de conscientização junto aos profissionais da educação, aos alunos e aos familiares sobre a prevenção da violência;

7. Início do estudo sobre possível contratação de guarda escolar. Neste processo estão sendo consideradas a viabilidade jurídica, a demanda quantitativa, o histórico de não violência da rede e o monitoramento feito junto às escolas. Essa última etapa será estudada em conjunto com medidas que o Governo Federal pretende implantar nas instituições de ensino.

Gostou? Compartilhe